Título: Conselho deve propor cassação de Janene hoje
Autor: Denise Madueño
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/06/2006, Nacional, p. A7

O Conselho de Ética da Câmara julga hoje o processo de cassação do deputado José Janene (PP-PR), acusado de ter sido um dos beneficiários do esquema do mensalão. A previsão é que o parecer do relator, Jairo Carneiro (PFL-BA), a favor da cassação, seja aprovado com ampla maioria pelo colegiado. O presidente do conselho, deputado Ricardo Izar (PTB-SP), já convocou uma reunião do colegiado para a próxima sexta-feira, caso na reunião de hoje algum deputado peça o prazo regimental de duas sessões e atrase a votação do parecer.

O conselho vai julgar o processo de Janene, o último dos parlamentares acusados de envolvimento no mensalão, um ano depois de o então deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) ter denunciado o esquema. Durante esses 12 meses, 3 deputados foram cassados, José Dirceu (PT-SP), Pedro Corrêa (PP-PE) e o próprio Jefferson, e 11 foram absolvidos pelo plenário da Casa. Quatro deputados renunciaram aos seus mandatos para fugir do processo.

Janene é acusado de ter recebido R$ 4,1 milhões das contas do empresário Marcos Valério. A defesa do deputado argumenta que o PP recebeu R$ 700 mil para pagar o advogado do ex-deputado Ronivon Santiago (PP-AC), cassado pela Justiça Eleitoral e agora preso pela Operação Sanguessuga. Desde o ano passado, Janene tenta por meio de recursos regimentais e judiciais suspender o processo de cassação na Câmara. Portador de uma grave doença no coração, Janene pediu aposentadoria por invalidez, mas a Câmara negou a solicitação até que seja concluído o processo de perda de mandato.

O deputado provocou irritação nos deputados do conselho na semana passada, depois que se negou a depor, alegando problemas de saúde, mesmo estando em Brasília e após ter confirmado sua participação na reunião do colegiado. Com a ausência de Janene no depoimento, o relator decidiu dar por encerrado o processo e o conselho decidiu votar o pedido de cassação mesmo sem ouvir o deputado.