Título: Varig cancela vôos e irrita passageiros
Autor: Renata Gama e Nilson Brandão Junior
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/06/2006, Economia & Negócios, p. B6

Empresa faz avião com destino a Nova York retornar da pista e põe 263 pessoas em hotéis

Uma série de cancelamentos e atrasos na partida de vôos irritaram neste final de semana os passageiros da Varig. Demoras sem justificativa, atrasos inexplicados, cancelamentos de vôos com avião já em taxiamento, se preparando para a decolagem.

Esta é a situação da Varig às vésperas de ter o destino selado pelo juiz da 8ª Vara da Justiça Federal do Rio de Janeiro, Luiz Roberto Ayoub.

A Varig cancelou um vôo ontem para Buenos Aires, a partir do aeroporto de Guarulhos, e suspendeu cinco vôos que estavam previstos durante o dia na Ponte Aérea Rio-São Paulo por conta de panes técnicos em duas aeronaves.

Problemas técnicos, ainda segundo a empresa, também atrasaram em três horas partidas previstas de Guarulhos para Lima, México e Bogotá na manhã de ontem e motivaram, ainda, um cancelamento, na madrugada de ontem, de um vôo que partiria de São Paulo para Nova York.

O balanço foi feito pela companhia aérea ontem no início da tarde. Segundo a Varig, o que ocorreu ontem foi um ¿movimento normal da aviação, com cancelamentos e reprogramações de vôos¿. No aeroporto internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, quatro vôos internacionais foram cancelados no final da tarde de ontem - Londres, Buenos Aires, Los Angeles e Lima - e mais três vôos domésticos.

Os problemas se acentuaram a partir da madrugada de sábado. O vôo 8864, com destino ao Aeroporto JFK, em Nova York, foi cancelado pela direção de operação da Varig enquanto fazia o taxiamento na pista do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Cumbica, Guarulhos. Com isso, 263 passageiros retonaram foram obrigados a descer do avião.

A Varig encaminhou os passageiros para diversos hotéis no centro de São Paulo. Maria Campelo da Silva, que viajava com uma passagem emitida com base nas milhas que acumulou, fazia parte de um dos grupos e contou que ainda tiveram de enfrentar a região da Cracolândia (zona de consumo de drogas) depois de descobrirem que o motorista do ônibus não sabia onde ficava o hotel. ¿Nos orientaram a ficar no hotel até a Varig definir novo horário de embarque¿, disse. Decidiu descumprir a orientação e na manhã de ontem estava, junto com outros sete passageiros, reclamando no balcão da Varig uma solução para o problema.

Ontem pela manhã, também foi cancelado o vôo 8920, com destino a Santiago, no Chile.