Título: Plano inclui maior rigor contra crime organizado
Autor: Carlos Marchi
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/06/2006, Nacional, p. A6

O candidato Geraldo Alckmin disse ontem ao Estado que, se eleito, enviará ao Congresso em janeiro de 2007 um pacote com profundas alterações na área da segurança pública. O pacote que sua equipe já está preparando aponta na direção do endurecimento das leis penais e da política federal de segurança pública. O conceito básico do conjunto de medidas é que o crime organizado passaria a ter um tratamento mais rigoroso, diferente dos criminosos comuns.

O pacote prevê a utilização das Forças Armadas no apoio à Polícia Federal, de forma a criar uma dura barreira nas regiões de fronteira com o objetivo de combater o tráfico de armas e drogas. Outro ponto destacado será o estímulo ao uso de inteligência policial para combater a lavagem de dinheiro do crime organizado.

As medidas que estão sendo estudadas pela equipe de Alckmin prevêem mudanças no Código Penal, no Código de Processo Penal e na Lei das Execuções Penais. Algumas mudanças ganharam corpo: será proposto um regime de rigoroso isolamento para presidiários ligados ao crime organizado e o uso de videoconferência para depoimentos de presos perigosos.

"Hoje a lei é dura com os bagrinhos e fraca com o crime organizado", afirmou ontem o candidato. Segundo ele, o projeto prevê uma política federal integrada com os Estados, de forma a sistematizar o uso de inteligência, banco de dados, integração com as polícias estaduais e distribuição de recursos.