Título: 'Por que tanto ódio e inveja?', pergunta, acusando oposição de antidemocrática
Autor: Angela Lacerda e João Domingos
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/06/2006, Nacional, p. A4

Um dia depois de o PFL divulgar na TV um programa com ataques fortes a seu governo, o presidente Lula acusou a oposição de fazer jogo antidemocrático para alcançar o poder. "Por que tanto ódio, tanta inveja e tanta raiva?", indagou.

Em discurso no 13º Congresso da União da Juventude Socialista (UJS), Lula disse que seus adversários estão atuando como um jogador malandro que tenta cavar a expulsão do adversário. "O meu papel é não ficar nervoso", disse. "Eu me convenci de que não posso dar a eles o pretexto de ficar nervoso. Tenho convicção do jogo que estamos jogando e quero fazê-lo dentro das regras democráticas."

Ele fez uma comparação com a tortura ao falar do ataque. "Suportar a dor física é tão duro quanto enfrentar a dor da infâmia e da leviandade", disse. "Depois de nos baterem durante um ano sem parar, sai uma pesquisa, eu subo e eles descem." E afirmou que não pretende falar mal de ninguém na campanha, pois não tem "idade" para isso.

Sob gritos dos mais de 500 jovens ligados ao PC do B e ao PSB - "pula, pula, pula! Quem vota no Lula pula, quem não pula é tucano" -, o presidente afirmou que é preciso uma união de forças para apresentar uma candidatura. "Nós vamos decidir uma candidatura para não permitir que este país viva os retrocessos que viveu durante as décadas de 80 e 90."

Exibido quinta-feira, o programa do PFL vinculou Lula a escândalos do governo e o acusou de ser "comandante do maior esquema de corrupção desmascarado no País".