Título: Ontem sob holofotes, hoje no banco dos réus
Autor: Fausto Macedo
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/07/2006, Nacional, p. A4

Há algo em comum entre Hildebrando Pascoal, José Dirceu, Waldemar Costa Neto e Jader Barbalho. Todos são réus em ações criminais no Supremo Tribunal Federal. Dois deles, Hildebrando e Dirceu, foram cassados pela Câmara. Costa Neto renunciou. Apenas Jader continua exercendo o mandato de deputado, mas já passou algumas horas atrás das grades, em 2003, quando a Justiça Federal decretou sua prisão.

Hildebrando, coronel da reserva da Polícia Militar do Acre, foi cassado sob acusação de chefiar um grupo de extermínio que usava até motosserra para amputar pernas e braços dos desafetos. Ele nega os crimes, mas a Justiça o condenou a 25 anos de prisão.

Dirceu (PT), ex-ministro-chefe da Casa Civil, foi cassado e denunciado como integrante de ¿organização criminosa¿ que esquematizou o mensalão, mas o Ministério Público Federal não pediu sua prisão. Jader (PMDB-PA), ex-senador, ex-governador do Pará e ex-ministro da Previdência (governo José Sarney)é alvo de várias investigações no STF - a Procuradoria da República o acusa de envolvimento em desvios de verbas da antiga Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e do Banpará, banco oficial de seu Estado. Ele se diz vítima de ¿representantes do satanás¿.

O criminalista José Luiz de Oliveira Lima, que defende Dirceu, disse que a única acusação contra o ex-ministro de Lula é a do mensalão. ¿Ele (Dirceu)foi notificado e estou preparando a defesa¿, declarou Oliveira Lima. ¿Não há nenhuma prova, nenhuma circunstância, nenhum indício que o incrimine. Vamos defender com serenidade porque o STF é isento.¿

José Eduardo Rangel de Alckmin, defensor de Jader, anotou que algumas acusações contra o deputado já foram arquivadas. ¿Jader evidentemente foi vítima de uma perseguição em função de embates políticos¿, destacou Alckmin. ¿Foram fabricados vários dossiês contra ele, inclusive o caso Sudam. Como Jader indicou o superintendente da Sudam, tudo o que aconteceu na autarquia era responsabilidade dele. Chegou a ser preso por algumas horas, foi aquele carnaval, ele foi algemado, uma injustiça que valeu forte reprimenda do tribunal. Já no caso Banpará, houve 6 arquivamentos no próprio MPF porque não havia nenhuma prova.¿

A assessoria de Costa Neto, presidente licenciado do PL, informou que o ex-deputado não comenta iniciativas do Ministério Público. ¿Cabe ao Judiciário se manifestar¿, observou a assessoria. ¿Ele renunciou com o propósito de abrir mão da imunidade.¿ Segundo seus aliados, ¿é muito grande a pressão¿ para que o ex-deputado dispute uma vaga na Câmara, em outubro.