Título: 'É difícil explicar como funciona a Justiça no Brasil', reclama executivo
Autor: Cley Scholz
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/07/2006, Economia & Negócios, p. B10

Rugeroni reclama que é difícil explicar para a matriz suíça como funciona a Justiça no Brasil. ¿Eles nos dizem o óbvio: por que as autoridades não resolvem isso?¿

Um dirigente da matriz já esteve em São Paulo para iniciar a discussão sobre o futuro da filial brasileira. ¿A primeira decisão que devemos tomar é se vamos continuar a trabalhar no Estado do Paraná. Hoje, não há muita vontade de continuar. Não temos uma defesa do governador a respeito da defesa das leis, que existem, mas não são cumpridas¿.

A empresa estuda a possibilidade de transferir as pesquisas para Rio Grande do Sul, São Paulo ou Mato Grosso. Outra alternativa é fechar a estação. ¿Vamos continuar brigando para recuperar a nossa área, pois o direito à propriedade é assegurado pela Constituição¿.

O diretor geral da Syngenta conta que tentou visitar a área junto com pesquisadores. Temendo ser tomado como refém, preferiu não se identificar. Chegou ao portão de entrada mas foi impedido de entrar. Nos mandaram embora e começaram a gritar `Via Campesina, Syngenta assassina¿. Pareciam torcedores do Corinthians¿, exagera o diretor da multinacional.