Título: Empresa volta a pagar taxas de embarque à Infraero
Autor: Alberto Komatsu e Mônica Ciarelli
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/07/2006, Economia & Negócios, p. B1

A Varig voltou a recolher ontem à Infraero as tarifas de embarque. A assessoria da estatal confirmou que a companhia depositou R$ 525 mil referentes aos usuários de vôos da Varig marcados para hoje, domingo e segunda-feira. Este é o primeiro repasse de tarifas de embarque da companhia aérea à estatal desde abril deste ano.

Para poder operar na terça-feira, a Varig terá de recolher na segunda-feira as tarifas dos embarques previstos para o dia seguinte. E assim sucessivamente. Antes de ficar inadimplente com a Infraero, a Varig podia pagar a estatal a cada 15 dias. Segundo fontes do governo, a direção da Varig pediu uma reunião com o presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, na semana que vem, para negociar o pagamento atrasado destas tarifas, cuja dívida está acumulada desde abril em R$ 32 milhões.

A Infraero, que administra os 66 aeroportos brasileiros, disse ontem que o montante pago antecipadamente pela Varig representa hoje a totalidade do que a empresa deveria recolher porque decidiu suspender temporariamente cerca de 70% dos vôos internacionais e domésticos que realizava até o mês passado. Em média, a Varig está deixando de fazer entre 100 e 120 vôos por dia.

A estatal e a Varig acertaram esta semana que o pagamento das tarifas de embarque teria de ser feito antecipadamente a partir de hoje, mas a Infraero facilitou a negociação, propondo que o equivalente a 30% fosse pago antes e o restante fosse acertado no fim de cada quinzena. "Com a decisão de enxugamento temporário de vôos, a empresa acabou pagando o equivalente a 100%", comentou ontem um técnico do governo.