Título: Lembo admite ajuda da Força Federal pela primeira vez
Autor: Alessandra Pereyra
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/07/2006, Metrópole, p. C1

O governador de São Paulo, Cláudio Lembo (PFL), admitiu ontem, pela primeira vez, a existência de negociações entre os governos estadual e federal para que a Força Nacional ajude em ações contra o crime. A afirmação ocorreu antes da abertura do 37.° Festival de Inverno de Campos do Jordão.

As negociações incluem o fornecimento de equipamentos, troca de informações e treinamento das polícias. Lembo admitiu conversas com o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, sobre algumas estratégias e ressaltou que o governo federal se comprometeu em repassar alguns equipamentos para monitorar presídios. Ele descartou, porém, qualquer participação de tropas. ¿Isso não existe. Haverá troca contínua de informações.¿

O governador evitou comentários sobre o assassinato do segurança Francisco de Assis Tavares, morto ontem na capital paulista com um tiro na cabeça na porta do prédio da Justiça Federal. Ele disse, no entanto, que é solidário ao sofrimento dos agentes penitenciários no Estado.

Lembo prometeu também que, na segunda-feira, os secretário de Segurança Pública, Saulo de Abreu Filho, e de Administração Penitenciária, Antonio Ferreira Pinto, deverão reunir-se para apresentar novidades. O governador não quis adiantar as informações que poderão ser prestadas

NOSSA CAIXA

Já com relação ao fornecimento de armas aos agentes, o governador afirmou que isso ainda não é possível ¿porque os agentes não são policiais, na forma como está em lei, hoje¿. Mas não descartou a hipótese de o governo futuramente fornecer essas armas para os servidores. Na sexta-feira, Lembo já havia afirmado que a Nossa Caixa abriria uma carteira especial de crédito, com juros mais baixos que os de mercado, para financiar a compra de armamentos para servidores estaduais, após uma série de atentados do PCC.