Título: Renan instala amanhã CPI dos Sanguessugas
Autor: Eugênia Lopes
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/06/2006, Nacional, p. A8

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), deverá ler amanhã o requerimento de criação da CPI dos Sanguessugas, que irá investigar o desvio de recursos do Orçamento Geral da União para a compra fraudulenta de ambulâncias. A instalação da CPI foi acertada entre os partidos da base governista e os de oposição na semana passada. Pelo acordo, a comissão de inquérito irá funcionar somente por 30 dias, prorrogáveis por mais 30. O requerimento será lido em sessão conjunta da Câmara e do Senado.

A CPI mista vai investigar o esquema de compra de ambulâncias superfaturadas, que envolve deputados, senadores e assessores parlamentares e foi descoberto pela Operação Sanguessuga, desencadeada pela Polícia Federal. Ontem, Renan Calheiros observou que o Ministério Público e a Polícia Federal já estão investigando há cerca de dois anos as irregularidades no uso de verbas orçamentárias. O presidente do Senado defendeu, no entanto, que o Congresso não pode ficar omisso diante das denúncias e tem obrigação de também investigar o episódio.

Na verdade, o presidente do Senado resistiu à instalação da CPI, por considerá-la inoportuna. A decisão de criar a investigação sobre os sanguessugas no Congresso foi tomada na semana passada em reunião entre Renan, o presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PC do B-SP), e os líderes partidários. Apenas o PP mostrou-se contrário à instalação da comissão. O ex-líder pepista deputado Pedro Henry (MT) é um dos investigados pela Polícia Federal na Operação Sanguessuga.

Já existem parlamentares investigados no Supremo Tribunal Federal (STF). Na semana passada, o vice-presidente da corte, Gilmar Mendes, atendeu a pedido da Procuradoria-Geral da República e abriu 15 inquéritos para apurar suspeitas contra congressistas. Os inquéritos correram na Polícia Federal, mas sob sigilo de Justiça - que inclui o nome dos investigados, não divulgados.