Título: Tucano sobe 10 pontos no 2º turno
Autor: Carlos Marchi
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/07/2006, Nacional, p. A4

O candidato tucano Geraldo Alckmin cresceu 10 pontos porcentuais na simulação de segundo turno, pulando de 29% para 39%, mas ainda perde para o presidente Lula, que caiu 5 pontos, descendo de 53% para 48%. Embora derrotado, Alckmin tem a comemorar o seu melhor desempenho medido pelo Ibope num segundo turno - em dezembro de 2005, ele alcançou 37%, mas depois voltaria a cair.

Apesar de Lula vencer no primeiro turno e com certa folga, a diferença entre os dois principais candidatos presidenciais, no caso de haver segundo turno, se reduziu muito. A diferença entre eles, que era de 24 pontos porcentuais no início de junho, agora é de apenas 11 pontos, o que significa que para passar à frente basta a Alckmin ganhar 6 pontos do eleitorado de Lula.

NOTÍCIA RUIM

Uma notícia ruim para Lula é que, nas simulações feitas agora pelo Ibope, ele agregou apenas 4 pontos porcentuais do primeiro para o segundo turno, enquanto Alckmin agregou três vezes mais - 12 pontos. Isso expressa que, apesar do bom patamar de votos que tem atraído no primeiro turno - sempre acima dos 40% - Lula continua com dificuldades para crescer no segundo. Já Alckmin tem demonstrado mais facilidade de assimilar eleitores de candidatos que não deverão passar ao segundo turno.

Mas essa não foi a única boa nova que a pesquisa Ibope trouxe para Alckmin. Ela revelou também uma queda acentuada da rejeição do tucano, de 34%, anotado há 45 dias, para 17% agora. Mais uma vez, na apuração da rejeição, Lula sofreu um revés, piorando seu índice de 28% para 32%.

No segundo turno, Lula ganha entre os homens - 53% a 37%, mas entre as eleitoras há empate técnico: 44% a 42% para ele, que sempre teve dificuldade com o voto feminino.