Título: Na corrida para o Senado, um passeio de Suplicy
Autor: Gabriel Manzano Filho
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/07/2006, Nacional, p. A5

A corrida para o Senado promete até agora, para o petista Eduardo Suplicy, uma das campanhas mais tranqüilas de sua vida política. A pesquisa Ibope/TV Globo lhe atribuiu 39% das intenções de voto, contra 4% de Guilherme Afif Domingos (PFL) e 3% de Raí - um candidato do PRTB que provavelmente pega carona no fato de ter o mesmo nome do famoso ex-jogador de futebol. Entre os outros 17 candidatos ao Senado, ficaram com 2% Ana Prudente (PTC) e Doutor Cury (PHS). Outros 26% não sabem ou não opinaram. Há 16% de brancos e nulos.

A pesquisa espontânea aponta 7% dos votos para Suplicy e 3% para "outro", mas estão fora desses índices 89% dos 1.204 eleitores paulistas consultados. Essa é a soma de 77% de "não sabem" ou "não opinaram", mais 12% de brancos e nulos.

Na direção oposta à do perfil de renda dos eleitores que apóiam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os de Suplicy em São Paulo - ainda na pesquisa espontânea - são apenas 5% entre quem ganha até 2 mínimos; 8% de 2 a 5 salários; 10% na faixa dos 5 até 10; e 14% na faixa mais rica, acima dos 10 mínimos mensais. Diversamente, na pesquisa estimulada os apoios do petista se dividem entre faixas salariais de forma mais fluida, entre 32% (1 mínimo) e 45% (mais de 10).