Título: Propostas incluem maior salário para os policiais
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/07/2006, Nacional, p. A7

A valorização dos policiais civis, militares e federais - com planos de carreira e remuneração compatível à função que ocupam - também é defendida pelos principais candidatos aos governos federal e paulista. "Não é possível que um policial ganhe, em alguns casos, apenas um salário mínimo", nota o candidato do PDT à Presidência, Cristovam Buarque.

A melhor remuneração da categoria é um dos pontos centrais da proposta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na corrida pela manutenção do mandato. O texto com medidas na área de segurança pública é ainda preliminar - não há um programa de governo concluído, e sim diretrizes estabelecidas -, mas fala em "desenho e implementação de conjunto de ações que visem à garantia de condições de vida e diminuição dos riscos inerentes às atividades desenvolvidas".

Geraldo Alckmin, presidenciável do PSDB, fala na necessidade de um programa de "gestão de recursos humanos para formação e qualificação das polícias estaduais". O tucano também defende a criação de programa de prevenção ao crime com foco nas áreas de maior risco social.

Heloísa Helena, candidata do PSOL à Presidência, também é defensora da política de melhores salários, mas alerta sobre a necessidade de mecanismos de controle e monitoramento dos profissionais da área. "Temos que impedir a promiscuidade com o crime organizado."

A longo prazo, segundo a candidata à Presidência, a única alternativa para reduzir a violência é a ênfase em políticas sociais.

O candidato do PT ao Palácio dos Bandeirantes, Aloizio Mercadante, defendeu a "promoção de educação e trabalho para os detentos". José Serra, candidato do PSDB, diz que é preciso manter a política de enfrentamento ao crime organizado.