Título: Serra quer manter a maioridade aos 18 anos
Autor: Rodrigo Pereira
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/08/2006, Nacional, p. A9

O candidato do PSDB ao governo de São Paulo, José Serra, defendeu ontem a manutenção da maioridade penal nos atuais 18 anos, com a ressalva de aumentar a pena dos menores de alta periculosidade e deixá-los separados dos detidos por crimes leves.

"É importante que os menores delinqüentes, os assassinos, possam ficar separados, possam cumprir penas fixas e maiores", disse o tucano em Pirassununga, cidade de 70 mil habitantes a 200 quilômetros da capital onde fez campanha ontem. Pouco antes, ele dissera que essa sua sugestão era antiga, mas a imprensa nunca divulgava. "A imprensa nunca publica, não vai adiantar falar agora."

Segundo o candidato, o isolamento dos menores mais perigosos seria realizado em celas das próprias Febens e caberia à Justiça e ao Legislativo analisar a progressão das penas. "Com essa proposta, aquele Champinha não sairia", exemplificou, referindo-se a Roberto Aparecido Alves Cardoso, acusado de estuprar e matar Liana Friedenbach, em Juquitiba, em 2003. Para Serra, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) "é bom, mas precisa ser atualizado".

Ele iniciou a caminhada no início da tarde na praça central da cidade, onde cerca de cem pessoas o aguardavam, mesmo diante de um atraso de mais de 1 hora e 30 minutos. No percurso, o candidato comeu uma empada e tomou café com correligionários. Entrou ainda em uma loja de roupas femininas e acabou criando uma situação constrangedora para uma consumidora que estava no provador. "Ai, o Serra está aqui", avisou a vendedora ao ver a pequena loja ser tomada por fotógrafos e cinegrafistas. "Não entra aqui que eu estou pelada", reagiu a mulher de dentro do provador.

Serra ainda fez campanha em Leme e Araras, cidades próximas a Pirassununga. Na primeira, criticou os militantes do Movimento dos Sem-Terra (MST) que prometem acelerar as invasões no Estado. "Eles são arrelientos." Em Araras, andou pelo calçadão e por lojas do centro comercial. No caminho, entrou em uma farmácia para fazer campanha. "Essa farmácia é especializada em genéricos", disse, recebendo aplausos da comitiva.

Ao fim do percurso, concedeu a última entrevista do dia. Prometeu acabar com as celas nas delegacias e criar em Araras a delegacia participativa, uma parceria entre Estado, município, empresariado e população.