Título: Guerra civil ronda Iraque, dizem generais dos EUA
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/08/2006, Internacional, p. A16

Dois altos oficiais americanos alertaram ontem que o conflito entre xiitas e sunitas no Iraque põe o país à beira de uma guerra civil. O general John Abizaid, comandante das forças dos EUA no Oriente Médio, disse que o "Iraque pode chegar a uma guerra civil". O chefe do Estado-Maior Conjunto americano, Peter Pace, também confirmou a gravidade da situação. As declarações foram dadas durante audiência no Comitê de Serviços Armados do Senado. O secretário de Defesa dos EUA, Donald Rumsfeld, também falou ontem à comissão, alertando contra uma retirada prematura do Iraque - que seria "uma vitória dos extremistas". Os EUA têm hoje 133 mil soldados no Iraque.

HILLARY X RUMSFELD

Durante a audiência de Rumsfeld, a senadora Hillary Clinton criticou duramente o secretário pela "política fracassada" no Iraque. Depois, pediu que ele renuncie: "O secretário perdeu a credibilidade ante o Congresso e a população. É hora de renunciar", disse ela em entrevista à agência Associated Press.

Em Bagdá, 10 pessoas morreram e 32 ficaram feridas ontem na explosão de uma bomba escondida em um monte de lixo. Houve também na cidade uma troca de tiros entre soldados americanos e seguidores do clérigo xiita radical Moqtada al-Sadr em um posto de controle, com pelo menos 16 feridos.

Desde o início da invasão americana que depôs o ditador Saddam Hussein, em março de 2003, 2.582 soldados dos EUA morreram no Iraque. Estima-se que cerca de 40 mil civis iraquianos tenham morrido por causa dos conflitos.