Título: Cuba ironiza oferta americana
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/08/2006, Internacional, p. A26

Cuba respondeu com ironia à oferta reiterada na quarta-feira pelos EUA, de levantar o embargo que mantêm contra a ilha há 44 anos em troca de uma transição democrática. "Isso pareceria um show humorístico, se tanta 'generosidade' não estivesse unida pelo cordão umbilical a um certo capítulo secreto do Plano Bush", disse o jornal estatal Juventud Rebelde, referindo-se ao plano proposto pela Comissão de Ajuda para uma Cuba Livre, que recentemente ampliou para US$ 80 milhões a ajuda oficial americana aos grupos de oposição ao regime castrista. A verba também garante transmissões de propaganda anticastrista da Rádio e TV Martí, desde a Flórida.

O secretário de Estado adjunto para Assuntos Ocidentais, Thomas Shannon, havia declarado que o início de uma transição para a democracia em Cuba - com a libertação de presos políticos, estabelecimento de eleições livres e respeito aos direitos humanos - levaria os EUA a abandonarem o embargo. A oferta foi reiterada no momento em que Fidel Castro, de 80 anos, se recupera de uma delicada cirurgia intestinal que o obrigou a passar o governo para seu irmão, Raúl.

A nota do jornal cubano é ilustrada por uma caricatura na qual um personagem estilizado como Tio Sam força a alavanca de câmbio de um carro. "Em Cuba não está entrando a marcha à ré!", diz o personagem.

CÚPULA

Diplomatas em Havana não acreditam que Fidel estará recuperado o suficiente para receber os entre 40 e 50 chefes de Estado e governo esperados para a reunião de cúpula dos países não-alinhados, que se realizará em Havana, de 11 a 16 de setembro. "Ele foi aconselhado a não comparecer", declarou à Reuters um diplomata asiático. "Os médicos têm recomendado que ele não se submeta a nenhuma situação de stress."

"Quem se prepara para ser a face de Cuba durante a reunião é Raúl", afirmou, por seu lado, um diplomata europeu.

A imprensa oficial cubana exibiu imagens de Fidel - com Raúl e o presidente venezuelano, Hugo Chávez - no dia 13, quando o líder completou 80 anos. Embora abatido, Fidel parecia estar se recuperando.

A divulgação das imagens - fotos e vídeo - também teve o objetivo de sepultar os rumores que circularam entre membros da comunidade cubana da Flórida de que Fidel estava morto. Desde a cirurgia, membros do regime têm assegurado que ele se recupera "satisfatoriamente".

ESPIONAGEM

Um professor da Universidade Internacional da Flórida, Carlos Álvarez, de origem cubana, reconheceu ontem ter "colaborado" com o serviço de inteligência de Cuba. A admissão, ante uma corte federal dos EUA, fez parte da estratégia de defesa de Álvarez, cujas atividades ilícitas foram descobertas em 2005. Segundo seu advogado, o FBI prometeu recomendar que ele não fosse a julgamento, se confessasse sua colaboração com Cuba.