Título: Pyongyang ameaça reagir a medidas do Japão com 'duras represálias'
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/10/2006, Internacional, p. A12

A Coréia do Norte ameaçou ontem o Japão com 'duras represálias' se o país adotar rigorosas sanções por causa do teste nuclear norte-coreano. Japão e EUA estão pressionando por duras sanções contra a Coréia do Norte, apesar de China e Rússia se oporem às partes mais punitivas do projeto de resolução que Washington quer que o Conselho de Segurança da ONU aprove.

'Adotaremos duras represálias', assegurou Song Il-ho, embaixador norte-coreano que negocia a normalização das relações diplomáticas com o Japão, à agência japonesa Kyodo.

'O conteúdo específico ficará claro se vocês continuarem observando', disse Song. 'Nunca falamos em vão.'

Segundo o diplomata, as sanções unilaterais de Tóquio são de 'uma natureza mais grave' que as eventuais medidas punitivas do Conselho de Segurança já que, assegurou Song, os japoneses nunca fizeram o suficiente para curar as feridas das atrocidades cometidas durante a colonização da Coréia (1910-1945).

Argumentando que as armas nucleares de Pyongyang representam uma ameaça direta a sua segurança, o Japão aprovou hoje (noite de ontem no Brasil) formalmente sanções adicionais contra o país vizinho.

Elas incluem a proibição total de importações de produtos do empobrecido Estado comunista , da entrada de norte-coreanos e de navios da Coréia do Norte no Japão. As medidas tinham sido aprovadas ontem pelo governista Partido Liberal Democrático.

Tóquio impôs algumas sanções contra a Coréia do Norte depois que o país testou sete mísseis nas águas entre o Japão e a Península Coreana em julho. Entre as sanções estava a proibição de que a balsa norte-coreana usada no comércio entre os dois países entrasse em águas japonesas por seis meses.

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, acusou ontem a Coréia do Norte de ameaçar a estabilidade global. Ele disse que a adoção unânime de uma resolução na ONU talvez possa levar Pyongyang a mudar o curso de seu programa nuclear.

Shopping Estadão