Título: Sem-terra fazem 3ª invasão em 15 dias no Rio Grande do Sul
Autor: Elder Ogliari
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/09/2006, Nacional, p. A11

Objetivo é acelerar assentamento, que seria entregue em abril pelo Incra

Cerca de 320 agricultores ligados ao Movimento dos Sem-Terra (MST) invadiram ontem a Granja Saúde, no município de Jóia, no noroeste do Rio Grande do Sul. É a terceira vez em menos de duas semanas que os sem-terra ocupam propriedades rurais no Estado.

No dia 22 de agosto, dois grupos entraram na Fazenda Coqueiros, em Coqueiros do Sul, de onde saíram no dia seguinte. Em 24 de agosto, integrantes do movimento tomaram a Fazenda Palermo, em São Borja, em uma ação rápida, que terminou no mesmo dia.

Com a nova invasão, o MST afirma que quer acelerar o assentamento de 85 famílias na área de 1,1 mil hectares. Os sem-terra alegam que o governo federal prometeu entregar a propriedade rural às famílias em abril deste ano.

A assessoria de imprensa do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) confirma que o órgão está adquirindo a área, mas ressalva que o fechamento do negócio deve respeitar todos os passos da tramitação legal.

Os sem-terra chegaram à Granja da Saúde ao amanhecer e se instalaram nos silos da propriedade, onde trabalham nove funcionários. A maioria dos invasores pertence às famílias que foram selecionadas para o assentamento que será criado no local.

PROMESSA

A Brigada Militar enviou soldados de Ijuí e de Jóia para observar a movimentação na propriedade rural. Nenhum incidente foi registrado.

Segundo o MST, o governo federal prometeu assentar 1.070 famílias no Rio Grande do Sul neste ano, mas entregou terra para apenas 98 famílias até agora. Os sem-terra têm 2,5 mil famílias acampadas à beira de estradas no Estado.