Título: Grã-Bretanha prende 16 suspeitos
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/09/2006, Internacional, p. A23

A polícia britânica prendeu na noite de sexta-feira para ontem 16 suspeitos de terrorismo que estariam tentando recrutar e treinar extremistas para atentados. Catorze dos suspeitos foram detidos em Londres, vários deles no restaurante chinês Bridge to China Town. Os outros dois foram presos em Manchester.

Segundo um porta-voz policial, as detenções foram feitas depois de vários meses de investigações e não têm ligação com a prisão, em 9 e 10 de agosto, de 25 suspeitos de tramar a derrubada de 10 aviões, nem com os atentados de julho de 2005 em Londres, que deixaram 52 mortos.

As autoridades não deram mais detalhes a respeito das detenções, insistindo apenas que foram feitas como parte de uma investigação sobre recrutamento e treinamento de terroristas.

Nas horas seguintes às prisões, a polícia fez buscas em várias partes da Grã-Bretanha, incluindo a escola secundária muçulmana Jameah Islamiyah, em East Sussex.

As detenções em Manchester ocorreram durante buscas em três casas na área de Cheetham Hill, como parte da mesma investigação que levou à detenção, em 23 de agosto, de outro suspeito de terrorismo nessa cidade. A polícia não divulgou a identidade de nenhum dos suspeitos.

O ex-prefeito de Manchester Afzal Khan afirmou que o grupo radical proscrito Al-Muhajiroun vinha recrutando membros na cidade. Mas, nos últimos dois anos, os muçulmanos dessa área expulsaram das mesquitas locais grande parte dos integrantes desse grupo. Um imã chegou a usar a força para impedir um fundamentalista islâmico de atuar em sua mesquita, ressaltou Khan.