Título: Rodrigues derrota Maguito em Goiás
Autor: Evandro Fadel
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/10/2006, Nacional, p. H21

As urnas consagraram em Goiás a vitória do governador Alcides Rodrigues (PP) contra o senador Maguito Vilela (PMDB). Apoiado pelo PSDB, o desconhecido candidato do PP - único governador eleito pelo partido - obteve 57,14% dos votos válidos contra 42,86% do peemedebista, resistindo ao que ele próprio chamou de ¿onda pró-Lula¿ no segundo turno.

Vice-governador do Estado entre 1999 a março deste ano, quando assumiu o cargo até então ocupado pelo tucano Marconi Perillo, Rodrigues iniciou a campanha com 4% das intenções de voto. Sua postura discreta levou os próprios aliados a não acreditarem na vitória.

Recém-reeleito, o governador disse ontem ao Estado que vai querer discutir com a cúpula do PP o posicionamento que o partido terá em relação ao governo Lula, mas já adiantou ser favorável ao pacto proposto pelo presidente. ¿Temos de recolher as armas e restabelecer o clima de paz.¿

Segundo Rodrigues, esse clima é necessário até mesmo para negociar com o governo federal uma pauta de interesse dos Estados e dos municípios, como na questão da reforma tributária, da Lei Kandir e das dívidas com a União.

¿Os Estados estão em uma situação difícil e os municípios, em situação quase falimentar.¿ Aliados e adversários do governador são unânimes em atribuir sua vitória à influência de Perillo, que se elegeu senador neste ano com a maior votação da história de Goiás. O peso do jovem tucano foi tão decisivo que, no primeiro turno, seu nome chegava a aparecer com mais destaque do que o do candidato a governador na coligação Tempo Novo.

No primeiro turno, o poderio de Perillo e o desgaste de Lula entre os produtores rurais também serviram para alavancar a candidatura à Presidência de Geraldo Alckmin.

O tucano abriu uma vantagem sobre o petista de 11 pontos porcentuais dos votos válidos em Goiás.

Em seu crescimento nacional, Lula também conseguiu vencer as eleições em Goiás. De olho nas pesquisas, que já apontavam essa virada, Maguito tentou colar sua candidatura na de Lula, mas agiu tarde demais. No PMDB, o próprio Maguito é apontado como o principal responsável pela sua derrota, por ter desprezado o apoio do PT e de Lula no primeiro turno.