Título: No Rio, palanque de Frossard perde PSDB para Cabral
Autor: Fabiana Cimieri
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/10/2006, Nacional, p. A10

Justificativa é atrair votos para Alckmin, pois há eleitores de Cabral que não votam no presidente Lula

O palanque do candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, no Rio, corre o risco de esvaziar ainda mais, com a movimentação de setores do partido para apoiar a candidatura do senador Sergio Cabral Filho (PMDB), aliado do presidente Lula na disputa nacional. A iniciativa da aliança informal com Cabral partiu do candidato derrotado do PSDB ao governo do Rio, Eduardo Paes, e do deputado estadual eleito José Camillo Zito, que tentam evitar que a decisão provoque uma intervenção do Diretório Nacional no PSDB regional.

O argumento dos tucanos fluminenses é de que essa manobra pode angariar votos para Alckmin, pois Sérgio Cabral atrai eleitores que não estão dispostos a votar em Lula. Um membro da coordenação da campanha de Cabral confirma que o senador está negociando o apoio de tucanos insatisfeitos com o prefeito Cesar Maia, padrinho da candidatura da adversária Denise Frossard (PPS). Segundo a fonte, essa nova aliança deve ser anunciada na segunda-feira.

O presidente regional do PSDB, deputado estadual Luiz Paulo Corrêa da Rocha, disse que o partido recomenda a neutralidade e qualquer anúncio de apoio será de ordem pessoal. 'É lógico que eles têm direito a voto, mas não vou discutir se haverá punição agora', afirmou.

Com 24 pontos de diferença para Cabral, segundo a última pesquisa Ibope, Frossard desdenhou ontem o apoio tucano: 'Nunca estivemos juntos. É uma decisão do partido. Os eleitores é que vão julgar.' Ela também voltou a dizer que não está isolada politicamente e que sua aliança é com o eleitor. 'Não há isolamento. Se o compromisso com o povo for isolamento, então eu estou isolada. Toma-lá-dá-cá comigo não, porque foi exatamente isso que nós vimos nos últimos oito anos, quando todos esses deram apoio ao (ex-governador Anthony) Garotinho.'

Mas a deserção dos tucanos não foi a única baixa enfrentada por Frossard na reta final da disputa pelo governo do Rio. A deputada perdeu também o apoio da vereadora Aspásia Camargo, do PV, partido que compõe a sua coligação (PPS-PFL-PV). Hoje, Aspásia deve anunciar a sua adesão à candidatura de Cabral.

Cesar Maia, em entrevista por e-mail, esquivou-se de responder sobre o isolamento da candidatura de Frossard. Disse apenas que o segundo turno começou no dia 11, com o início do programa eleitoral, e que os resultados só poderão ser avaliados na semana que vem.

Depois de passar a manhã gravando programas eleitorais , Frossard foi homenageada pela Confraria do Garoto, grupo criado há 30 anos cuja marca é a irreverência e a crítica a políticos. Ao lado da miss Sexta-feira 13, ela recebeu um colar de flores, muitos galhos de arruda, uma pimenteira e um disco de vinil do Cartola. Depois, fez corpo-a-corpo na Saara, no centro do Rio.

Cabral gravou programas eleitorais de manhã e passou o resto do dia no interior.