Título: Presidente manda priorizar obras de infra-estrutura
Autor: João Domingos, Tânia Monteiro
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/11/2006, Nacional, p. A5

Depois de descansar quatro dias em Salvador, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu mostrar trabalho. Ele terá hoje reunião com os ministros de Minas e Energia, Silas Rondeau, e dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, para determinar que obras de infra-estrutura em andamento para a construção e reforma de estradas, portos e hidrelétricas tenham total prioridade. Lula quer visitá-las o mais rápido que puder, se possível, nesta semana.

Esse foi o principal assunto tratado na reunião do presidente com os ministros Guido Mantega (Fazenda), Márcio Thomaz Bastos (Justiça) e Luiz Dulci (Secretaria-Geral da Presidência). A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), que também integra o conselho político do presidente, não participou porque está gripada; Tarso Genro (Relações Institucionais), o quinto representante do grupo, está em férias. Lula comunicou ainda que, para evitar perda de tempo, quer ter uma conversa nesta semana com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e com o presidente do Instituto Brasileiro dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Marcus Barros, e exigir que sejam rápidos na solução dos obstáculos para as obras relativos ao meio ambiente.

Lula se disse preocupado, principalmente, com a situação das estradas federais. Na campanha eleitoral, seu adversário, Geraldo Alckmin (PSDB), criticou a operação tapa-buraco, feita no início do ano. As estradas já apresentam desgaste.