Título: Para AIEA, país busca relevância
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/10/2006, Internacional, p. A16

O anúncio norte-coreano de que fará um teste nuclear é considerado por peritos da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) uma tentativa de fortalecer sua posição nas negociações com o EUA, Coréia do Sul, Rússia, China e Japão. Funcionários da agência disseram ao 'Estado' que a ação deve ser analisada diante da necessidade da Coréia do Norte de mostrar relevância no cenário internacional, num momento em que enfrenta um isolamente cada vez maior e sérias dificuldades financeiras por causa das sanções dos EUA.

A agência foi expulsa da Coréia do Norte em 2003. 'Desde então não podemos mais entrar no país', afirmou ao 'Estado' Peter Rickwood, um dos porta-vozes da AIEA em Viena. Em 2005, o diretor da agência, Mohamed el-Baradei, disse que o país poderia ter várias armas nucleares.

Informalmente, a AIEA tenta manter uma reunião por ano com os norte-coreanos para que os canais de comunicação não se fechem completamente. Entre os diplomatas em Genebra, o anúncio não foi uma surpresa. 'A Coréia do Norte tem sido coerente com o que está fazendo nos últimos anos, ou seja: primeiro abandona tratados internacionais de não-proliferação, depois diz ter capacidade de produção de urânio enriquecido e, agora, anuncia o teste nuclear. Trata-se de um endurecimento cada vez maior de sua posição', afirmou um deles.