Título: Milícia xiita toma cidade ao sul de Bagdá
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/10/2006, Internacional, p. A30

A milícia xiita Exército Mahdi tomou na madrugada de ontem o controle da cidade de Amara, a 300 quilômetros ao sul de Bagdá e próxima da fronteira com o Irã. A invasão se deu após uma série de embates com a Brigada Badr, outra importante milícia xiita no país. A ocupação de Amara durou poucas horas. Depois de choques com a polícia local que deixaram 25 mortos - incluindo 10 policiais -, cerca de 600 soldados enviados pelo primeiro-ministro Nuri al-Maliki entraram em Amara e, no final da tarde, já haviam retomado o controle da cidade.

Os choques começaram na noite de quinta-feira, quando integrantes do Exército Mahdi, grupo paramilitar controlado pelo clérigo antiamericano Muqtada al-Sadr, supostamente assassinaram um líder regional da outra milícia. Em retaliação, seguidores da Brigada Badr seqüestraram o irmão de um chefe rival.

Em seguida, cerca de 800 pessoas ligadas ao Exército Mahdi entraram na cidade, ergueram barricadas nas ruas, incendiaram três delegacias e ordenaram que os habitantes permanecessem em casa. Após a invasão não houve choques entre as duas milícias, apenas entre o bando de Al-Sadr e a polícia local. Além dos mortos, os combates deixaram pelo menos 100 feridos.

Enquanto o reforço enviado pelo governo de Bagdá retomava o controle de Amara, outros 500 soldados britânicos posicionavam-se a 30 quilômetros da cidade, esperando ordens para intervir no conflito - o que acabou não ocorrendo.

O governo iraquiano, militares americanos e britânicos negaram que Amara tenha sido tomada pelo Exército Mahdi. O major inglês Charlie Burbridge disse que a violência foi uma 'disputa local' e que a intenção da milícia 'não era tomar a cidade'.

Os conflitos entre as duas milícias mostraram a divisão entre os xiitas. Após a queda de Saddam Hussein, Muqtada al-Sadr tornou-se um dos líderes xiitas mais truculentos e influentes. Além do Exército Mahdi, que combate os sunitas e os soldados americanos, Al-Sadr controla quatro ministérios do novo governo e cerca de 30 cadeiras no parlamento iraquiano.

As Brigadas Badr também exercem forte influência entre os xiitas iraquianos - a milícia atua como um braço do Conselho Supremo da Revolução Islâmica no Iraque, um poderoso partido religioso xiita.

Os incidentes em Amara reforçaram o grau de violência dos diversos bandos armados em atividade no Iraque, e que vem empurrando o país para a guerra civil. Os militares americanos identificaram 23 milícias em atividade apenas em Bagdá - a maioria delas de xiitas. Até agora, porém, as disputas mais sangrentas entre iraquianos envolviam bandos armados de xiitas contra sunitas.

Em agosto, militares britânicos haviam entregue o controle de Amara a policiais iraquianos. No mesmo mês, os americanos devolveram à polícia local o o controle de Balad, cidade ao norte de Bagdá onde conflitos entre xiitas e sunitas deixaram, há uma semana, mais de 100 mortos. Os últimos incidentes mostram que as autoridades iraquianas - e, por conseqüência, os militares americanos - estão fracassando na tentativa de controlar os grupos armados no país.