Título: Tucano vai a Minas para tête-à-tête com Aécio
Autor: Ana Paula Scinocca, Elizabeth Lopes
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/10/2006, Nacional, p. A17

Preocupado com o assédio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao governador reeleito de Minas, Aécio Neves - principal liderança tucana e figura-chave no segundo maior colégio eleitoral do País -, o candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, desembarcou ontem pela manhã no Estado para uma conversa tête-à-tête com Aécio na tentativa de pedir total engajamento e empenho em sua campanha para o Palácio do Planalto.

O presidente Lula, segundo o Estado apurou, determinou a seus emissários - uma tropa de choque encabeçada pelo vice-presidente José Alencar (PL-MG) - a missão de convencer Aécio a não trabalhar 100% para Alckmin.

O próprio presidente teria sugerido ao governador mineiro 'merecidas férias' fora do País para descansar da campanha que o levou a ser reeleito com 77,03% dos votos válidos.

A postura dúbia de Aécio já havia sido posta em xeque no primeiro turno quando o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso divulgou uma carta aberta criticando o governo Lula e fazendo um alerta sobre os riscos de Aécio ser seduzido pela disputa presidencial de 2010 e, assim sendo, não trabalhar efetivamente pela eleição de Alckmin.

A cobrança pública de FHC surtiu efeito e Aécio, enfim, se engajou na campanha presidencial de maneira a alavancar a candidatura Alckmin no Estado. O próprio presidenciável se surpreendeu com sua votação em Minas, onde recebeu 40,62% dos votos válidos. A expectativa do PSDB era de atingir cerca de 30%.

'Minas é essencial para a conquista do Palácio do Planalto. Há espaço para crescer e a ajuda do Aécio é primordial', anotou um dos interlocutores de Alckmin. Daí a explicação de o candidato tucano ter ido, sigilosamente, ao encontro de Aécio.

Pela serenidade com que retornou de Minas, tudo indica que Alckmin conseguiu afastar o 'fantasma de Lula' em torno do que hoje considera, ao lado do governador eleito de São Paulo, José Serra, seu principal cabo eleitoral. Oficialmente, ninguém confirmou a reunião de ontem. Alckmin disse ter estado fora de São Paulo para gravar cenas para o horário eleitoral gratuito. De fato, a ida do candidato tucano a Minas também serviu para que o marqueteiro Luiz Gonzalez captasse cenas para o programa na TV.