Título: Morre Ford, o presidente não eleito
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/12/2006, Internacional, p. A12

O ex-presidente Gerald Ford, que assumiu o poder após a renúncia de Richard Nixon por causa do escândalo Watergate, morreu ontem em sua fazenda na Califórnia aos 93 anos.

Ford foi o único presidente e vice-presidente não eleito nos EUA. Ele assumiu a vice-presidência em dezembro de 1973, quando Spiro Agnew renunciou após ser acusado de evasão de impostos. Na ocasião, o Congresso havia aprovado uma emenda na Constituição que permitia ao presidente escolher um novo vice. Dez meses mais tarde, Nixon também renunciou para evitar um processo de impeachment por causa do Caso Watergate e Ford tornou-se o 38º presidente americano em 9 de agosto de 1974. Ford defendeu até sua morte o polêmico perdão que concedeu a Nixon, evitando que o ex-presidente possivelmente fosse para a prisão. Após uma longa investigação, Nixon admitiu que sabia do arrombamento e da colocação de escutas nos escritórios do Partido Democrata no complexo Watergate.

Ford foi acusado de ter feito um acordo com Nixon para garantir sua posse na Casa Branca. Nas eleições de 1976, acabou sendo derrotado pelo democrata Jimmy Carter por ampla margem. Ford foi também o ex-presidente americano que mais tempo viveu, superando Ronald Reagan, que morreu em junho de 2004 - também aos 93 anos, mas mais de um mês mais novo.

¿Sua vida foi repleta com o amor de Deus, de sua família e de seu país¿, disse sua mulher, Betty, num comunicado.

O escritório de Ford não revelou a causa de sua morte, que ocorreu após um ano de problemas de saúde. Ele teve uma pneumonia em janeiro, sofreu uma angioplastia e teve um marca-passo implantado em agosto. Os funerais serão realizados em Washington e em Grand Rapids, Michigan, onde passou a adolescência.

Ford nasceu em 14 de julho de 1913 em Omaha, Nebraska, e foi batizado como Leslie Lynch King. Quando ele completou 2 anos, seus pais se divorciaram e sua mãe se mudou para Grand Rapids. Sua mãe se casou novamente e ele passou a adotar o nome do padrasto, Gerald Rudolph Ford. Só conheceu o pai biológico quando cursava o ensino médio e trabalhava em um restaurante grego.

O presidente George W. Bush declarou ontem em sua fazenda em Crawford, no Texas, que Ford ajudou a reconciliar os EUA. ¿Ele assumiu o poder num período de grande divisão e turbulência, para uma nação que necessitava de reconciliação e para um cargo que exigia um comando firme e seguro. Gerald Ford chegou no momento em que mais necessitávamos dele¿, disse.

Quando deixou a presidência, Ford disse estar orgulhoso por entregar o país ao presidente Carter em melhor estado do que quando assumiu o poder. Seu mandato de dois anos e meio incluiu duas tentativas de assassinato; a derrota na Guerra do Vietnã; a captura de um cargueiro dos EUA pelos cambojanos - cujo resgate custou a vida de 40 soldados americanos - e constantes disputas com o Congresso. Os críticos ridicularizaram seus ocasionais tropeções e gafes, dizendo que ele ¿não conseguia andar e mastigar chiclete ao mesmo tempo¿.