Título: Meirelles diz ser 'possível' o Brasil crescer 5%
Autor: Caminoto, João
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/11/2006, Economia, p. B12
O presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, considera possível a economia brasileira crescer 5% a partir de 2007. 'Para isso, o País tem de adotar as medidas adequadas, que é exatamente o que está sendo discutido agora', disse.
Em Melbourne, onde participa hoje e amanhã da reunião dos ministros de Finanças e presidentes de banco centrais do G-20, Meirelles evitou comentar as propostas apresentadas pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que incluem a desoneração fiscal de setores produtivos.
'É um pouco prematuro comentar as medidas que sairão desse processo, pois estamos numa primeira fase da discussão, grupos de trabalho estão imersos nesse processo', disse. 'Vamos ter algumas conclusões nas próximas semanas.'
Meirelles também não comentou o eventual impacto na política monetária do BC da alta de preços apurada nos índices inflacionários divulgados nas últimas semanas, além da alta das passagens de ônibus em São Paulo, anunciada ontem. 'Vamos analisar tudo isso na próxima reunião do Copom (dias 28 e 29).'
Para o executivo, a pressão inflacionária no mundo é um tema de crescente preocupação entre as autoridades monetárias. 'Existe uma clara preocupação com a volta da inflação', afirmou.
'O mundo passou por um período sem muita preocupação com os preços, principalmente por causa do efeito deflacionário dos produtos industrializados da China e, em menor escala, dos serviços da Índia', disse o presidente do BC.