Título: Berzoini reassume comando do PT depois da posse
Autor: Rosa, Vera e Monteiro, Tânia
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/12/2006, Nacional, p. A6

O presidente afastado do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), reassumirá o comando do partido na próxima quarta-feira. Licenciado da direção petista desde 6 de outubro, após ter o nome envolvido no escândalo do dossiê Vedoin, Berzoini conversou anteontem com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto. Estava aliviado com a conclusão do inquérito da Polícia Federal, que o isentou de responsabilidade pela trama da compra do material com acusações contra tucanos.

¿Você tem o direito de voltar¿, disse Lula a Berzoini, segundo relato de auxiliares do Planalto. O presidente o afastou da coordenação de sua campanha em setembro, quando estourou a crise. À época, chamou de ¿bando de aloprados¿ os petistas que tentaram comprar por R$ 1,75 milhão o material contra tucanos, entre eles José Serra. Em outubro, sob pressão de Lula, a cúpula do PT pediu que Berzoini se afastasse da direção do partido.

¿Eu tive uma conversa muito boa com os dois presidentes, Lula e Marco Aurélio Garcia¿, disse o deputado ao Estado, referindo-se ao presidente interino do PT, que lhe devolverá o cargo e continuará na assessoria de Assuntos Internacionais do Planalto. ¿Falamos sobre tudo, desde meu retorno à ampliação da participação social no segundo mandato¿, relatou.

SONDAGENS

Antes da conclusão do relatório da PF, emissários de Lula chegaram a sondar petistas do antigo Campo Majoritário para a possibilidade de substituição de Berzoini, no fim de 2007, quando o PT deve antecipar a eleição direta para escolher nova direção. Ninguém aceitou.

O retorno do presidente do PT, porém, promete acirrar a luta entre correntes petistas. O mal-estar começou ontem, quando Berzoini telefonou para o secretário-geral interino do PT, Joaquim Soriano, e comunicou sua volta. ¿Ele vai reassumir no estertor do Campo Majoritário, sem acusação criminal, mas sem legitimidade, por defeito do estatuto¿, protestou Soriano, da Democracia Socialista. Disse que não importa o resultado das investigações da PF nem a conclusão da CPI dos Sanguessugas. ¿Nossa crítica é porque Berzoini afirmou, diante da coordenação da campanha de Lula e da Executiva do PT, que era o responsável pela contratação dos aloprados¿, insistiu.

Na prática, o acerto de contas só será feito no 3º Congresso do PT, marcado para 6, 7 e 8 de julho, quando petistas revisarão o estatuto e o ideário da legenda. Mesmo com o retorno de Berzoini, alas do PT propõem que o Congresso antecipe a eleição direta para a escolha de nova direção. Eleito em outubro de 2005 para mandato até 2008, o deputado amenizou o fogo amigo e disse não ver manobra na proposta.