Título: Turismo deve ser única opção para Marta
Autor: Rosa, Vera
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/03/2007, Nacional, p. A16

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fecha nesta segunda-feira à noite o esboço das mudanças que pretende fazer na equipe, mas tudo indica que convidará a ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy (PT) para o Ministério do Turismo. A reforma do primeiro escalão deve ser anunciada na quinta-feira.

Não deve haver a tão alardeada despetização: dos 16 ministérios ocupados por petistas de um total de 34, o PT deverá perder apenas três.

Além disso, passou a ser duvidoso o futuro do PDT no governo. Lula ficou furioso com o partido, que na quinta-feira votou em peso a favor da CPI do Apagão Aéreo. 'Como eles querem ter ministério assim?', perguntou o presidente, irritado.

Antes do episódio da CPI era alta a cotação do presidente do PDT, Carlos Luppi, para ocupar o Ministério da Previdência, comandado pelo técnico Nelson Machado (PT). Luppi ainda está no páreo, mas o partido terá de renovar promessas de apoio incondicional ao Planalto.

'Obviamente que nós conversaremos com o PDT para esclarecimentos', afirma o ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro. 'Sentimos que a base aliada mostrou unidade, mas o comportamento do PDT não condiz com a coalizão, que deve se concentrar no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A abertura de uma CPI sem foco prejudica esse objetivo', emenda.

Lula pediu ao presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), que conversasse novamente com Marta, pois sabe da preferência da ex-prefeita por Cidades e Educação. A primeira pasta está com o PP, que não aceita ceder a vaga, e a segunda, com o petista Fernando Haddad, muito elogiado pelo presidente.

Turismo é a solução mais fácil para encaixar Marta, dizem interlocutores de Lula, para desespero de seu grupo político, de olho num ministério com 'visibilidade' e cofres cheios para projetá-la como candidata a sucessora do presidente, em 2010. O plano dos 'martistas' é abominado por Lula.

A acomodação da ex-prefeita em Turismo seria mais simples para o Planalto porque o atual titular, Walfrido Mares Guia (PTB), será remanejado para Relações Institucionais no lugar de Tarso, que substituirá Márcio Thomaz Bastos na Justiça.

Os 'martistas' torcem o nariz para a oferta e ninguém afirma com certeza se a ex-prefeita vai ou não aceitá-la. 'Até o momento tudo é especulação e eu não falo sobre especulações', alega Marta.

Além de Relações Institucionais, o PT deve perder Agricultura e Previdência, mas, nessa conta de entra-e-sai, pode ganhar Turismo.

Já o PMDB vai engordar depois da convenção que reelegerá hoje Michel Temer (SP) para a presidência. O deputado Geddel Vieira Lima (BA) conquistou Integração Nacional, a quarta pasta a ser controlada pelo PMDB.

O senador Alfredo Nascimento (PR-AM) vai reassumir Transportes, que já ocupou e do qual se desvinculou para disputar a eleição.