Título: Yale vai selecionar alunos no Brasil
Autor: Cafardo, Renata
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/07/2007, Vida&, p. A18

Prestigiada universidade americana entrevistará em São Paulo e no Rio candidatos a uma vaga na graduação

A Universidade Yale, de New Haven (Connecticut), começa a selecionar alunos no Brasil em agosto para vagas na graduação. Um grupo formado por ex-alunos da instituição fará entrevistas com candidatos em São Paulo e no Rio, seguindo recomendações de um guia enviado por Yale. O objetivo é aumentar o número de estudantes brasileiros na universidade, que divide com Harvard e Princeton o topo do ranking das melhores e mais prestigiadas instituições dos Estados Unidos - e do mundo. Yale tem hoje apenas 6 alunos do Brasil entre os 5 mil que cursam a graduação.

A iniciativa mostra a tendência atual de internacionalização das universidades americanas, tradicionalmente pouco abertas a estrangeiros. Yale tem hoje 8% de alunos que vieram de fora dos EUA - a intenção é aumentar esse índice para 10%. Neste ano, o Brasil teve a primeira Yale Week, um evento de divulgação de seus cursos que trouxe especialistas da instituição.

A Universidade Harvard chegou ao Brasil antes de Yale. Abriu em 2006 um escritório em São Paulo para melhorar as relações de alunos e professores com o País. O escritório, porém, não faz seleção de estudantes. Em Harvard, atualmente 19% dos alunos são estrangeiros.

O processo de inscrição para Yale continua o mesmo. O candidato envia documentos e o resultado de provas (Toefl e SAT, exames internacionais de inglês e matemática) para os EUA. Mas, a partir de agora, a instituição vai avisar o grupo do Brasil sobre quais alunos entrevistar. Os candidatos serão questionados, em inglês, sobre ambições, hobbies, esportes que praticam, se fazem ou não trabalhos voluntários. ¿A universidade quer pessoas que tenham outras atividades que não sejam só estudar¿, diz o ex-aluno John Schulz, responsável pela seleção.

Entrevistas feitas por ex-alunos fazem parte do processo de recrutamento de instituições americanas, mas nem sempre são obrigatórias. Profissionais envolvidos em associações de formandos são chamados para sabatinar candidatos de suas cidades. Dessa maneira, o aluno não precisa ir até o campus de Yale, em Connecticut. Algumas instituições também fazem o mesmo eventualmente fora dos EUA, quando há ex-alunos no país. Segundo o presidente da Yale Club no Brasil, John Murray, no entanto, o processo aqui é mais estruturado. ¿Em caso de empate, o resultado da entrevista vai influenciar na decisão.¿

Por ano, cerca de 1.500 alunos ingressam em Yale. A estimativa é de que sejam entrevistados por volta de 80 brasileiros. A instituição, de 306 anos, tem entre seus ex-alunos Bill Clinton e George W. Bush. Os cursos mais populares são Direito, História, Ciências Políticas, Economia e Psicologia. Brasileiros concorrerão a vagas em qualquer curso.

BOLSAS

Em seu processo de internacionalização, as universidades americanas se esforçam também para deixar claro que lá não se perde vaga por falta de dinheiro para o curso. Em Yale, os custos chegam a US$ 50 mil por ano. Mas há opções de bolsas, inclusive integrais, empréstimos a serem pagos depois da graduação e oferta de trabalho de dez horas semanais na própria universidade.

Segundo o especialista em ensino superior Carlos Monteiro, a tentativa de captação de alunos no Brasil de instituições como Yale mostra que o mercado nacional deve estar pronto para competir. ¿As universidades precisam ter uma visão global e não formar alunos só para um Estado ou um país¿, diz. Ele vê com preocupação a concorrência de instituições prestigiadas mundialmente em um setor já praticamente saturado.

Roberto Lobo, ex-reitor da Universidade de São Paulo (USP) e hoje consultor de ensino superior, acha que haveria problema apenas se essas instituições passassem a oferecer cursos no Brasil. ¿Só um público específico, com mais recursos, se interessa em fazer graduação fora.¿ Os diplomas de quem estuda no exterior precisam ser revalidados no País por uma universidade pública.

NÚMEROS

6 alunos brasileiros estudam na graduação em Yale entre os 5 mil estudantes

8% de estrangeiros é o índice entre alunos de graduação na universidade; o objetivo é chegar a 10%

19% é o índice em Harvard de alunos de fora dos Estados Unidos

1.500 são aprovados em exames de seleção em Yale a cada ano

US$ 50 mil é a estimativa de custos máximos para um ano de curso em Yale

306 anos é o tempo de existência de Yale