Título: Congresso decide hoje liderança do Partido Comunista até 2012
Autor: Barella, José Eduardo
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/10/2007, Internacional, p. A25

Após uma semana de suspense, o presidente chinês, Hu Jintao, anunciará amanhã, no Grande Salão do Povo, em Pequim, o resultado dos sete dias de discussões no 17º Congresso do Partido Comunista. Na prática, a China vai conhecer os principais nomes da hierarquia do partido para os próximos cinco anos.

Durante o encontro a portas fechadas, iniciado na segunda-feira, os 2.217 delegados avaliaram a lista de candidatos ao Comitê Central. Hoje, os delegados definirão os 350 membros, que escolherão os 24 integrantes do Politburo. Este, por sua vez, elegerá os nove membros do Comitê Permanente do Politburo - o verdadeiro núcleo do poder, responsável pela tomada de decisões. Na verdade, as negociações sobre quem integrará o Comitê Permanente foram realizadas nos bastidores nos últimos meses, mas a decisão final só será conhecida amanhã, um dia após a cerimônia de encerramento do congresso.

A semana foi de muitas especulações sobre a futura liderança do país. Com o presidente e outros três ou quatro líderes certos de permanecer no Comitê Permanente, a especulação centrou-se em quatro ou cinco vagas - e se Hu tem realmente força política para preenchê-las com seus aliados. Também questionou-se se entre os aliados promovidos estará o potencial sucessor de Hu para quando ele deixar o poder daqui a cinco anos.

Um protegido, Li Keqiang, de 52 anos, líder do PC na Província de Liaoning, encontrou resistência de outros líderes do partido que temem dar a Hu poder demais.

Xi Jinping, chefe do partido em Xangai, é um dos nomes cotados para ingressar no Comitê Permanente. Segundo fontes ligadas ao congresso, Xi vai sobrepor-se a Li e tornar-se o provável sucessor de Hu como secretário-geral do PC, presidente e chefe militar em 2012.

Xi, cujo pai foi um dirigente do partido na época de Mao Tsé-tung, é visto como opção de conciliação, aceitável para Hu e também para seu antecessor, Jiang Zemin - que, segundo funcionários do PC, teve forte influência sobre a reformulação.

Outros dois nomes cotados para integrar o Comitê Permanente são o de He Guoqiang, um funcionário de organização partidária, e Zhou Yongkang, ministro de Segurança Pública. Os dois são considerados aliados do vice-presidente Zeng Qinghong, que deixará o órgão.

Os delegados também devem aprovar o amplo relatório de Hu - um documento de 64 páginas delineando iniciativas para distribuir os benefícios do crescimento econômico com maior eficácia entre a população e novas políticas para as áreas rurais, principal foco do projeto de ¿sociedade harmoniosa¿ de Hu. As deliberações do congresso não afetam apenas as indicações para a cúpula do PC, já que ele controla o governo e aprova indicações. Novos ministros de Defesa e de Segurança Pública podem ser nomeados, assim como altos funcionários da área econômica.