Título: McCain vence; Hillary e Obama disputam voto a voto
Autor: Mello, Patrícia Campos
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/01/2008, Internacional, p. A10

Senadora contraria pesquisas que apontavam ampla derrota e lidera apuração em New Hampshire

Os senadores Hillary Clinton e Barack Obama travavam uma disputa voto a voto ontem nas primárias democratas em New Hampshire, segundo resultados oficiais parciais. Do lado republicano, o senador John McCain saiu vitorioso, seguido pelos ex-governadores Mitt Romney e Mike Huckabee, segundo projeções com base em resultados parciais.

Leia mais sobre as eleições nos EUA

Apurados 26% dos votos da prévia democrata, Hillary tinha 39%, Obama estava com 36% e o ex-senador John Edwards, com 17%. Nas primárias republicanas, apurados 26% dos votos, McCain tinha 38%, seguido por Romney (vencedor da prévia de sábado em Wyoming), com 29%, e Huckabee (vitorioso na prévia de quinta-feira em Iowa), com 12%.

¿Nós mostramos ao povo deste país o que é um verdadeiro retorno!¿, comemorou McCain logo após o fechamento das urnas e a divulgação das projeções que apontaram sua vitória.

O bom desempenho de Hillary, que lhe dá um ansiado impulso para a decisiva Superterça, dia 5 (quando serão realizadas primárias em 22 Estados), causou surpresa. Isto porque as últimas pesquisas antes das primárias apontavam uma ampla vitória de Obama - que chegou a aparecer com 13 pontos de vantagem sobre a senadora numa sondagem Reuters/C-Span/Zogby.

O resultado de New Hampshire mostra que a mudança de estratégia de Hillary após sua derrota para Obama e Edwards em Iowa deu resultado. A ex-primeira-dama passou a atacar mais duramente Obama, contando para isso com a ajuda de seu marido, Bill Clinton.

¿A mídia não pressiona Obama sobre suas opiniões contraditórias em relação ao Iraque¿, disse o ex-presidente Clinton. ¿Isso tudo é o maior conto de fadas que já vi¿, acrescentou, ridicularizando o ¿encantamento¿ da mídia com Obama.

Já entre os republicanos, a vitória de John McCain em New Hampshire levanta a questão sobre o financiamento de sua campanha, que esteve perto da bancarrota em julho. ¿Espero que o senador consiga capitalizar financeiramente a vitória em New Hampshire, coisa que ele não conseguiu fazer em 2000¿, disse o diretor do partido republicano no Estado, Fergus Cullen.

O governo de New Hampshire esperava um comparecimento recorde às urnas: cerca de 500 mil eleitores - em 2004 foram 396 mil. Ontem, havia tanta gente para votar que faltaram cédulas em algumas seções eleitorais (a votação não é eletrônica em vários distritos).

Antes do início da votação em New Hampshire, pesquisas nacionais refletiam o que já era chamado de ¿Obamamania¿. Um levantamento do Gallup mostrou Obama e Hillary empatados em 33% na intenção de voto para as eleições gerais. Em dezembro, Hillary estava 12 pontos à frente de Obama na mesma pesquisa.

Links Patrocinados