Título: Alencar defende a Petrobras e pede respeito aos contratos
Autor: Lima, Kelly
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/09/2008, Economia, p. B3

O Brasil não pode, ¿de forma alguma¿, desrespeitar os contratos já firmados na questão da exploração das reservas de petróleo na camada do pré-sal na Bacia de Santos. A afirmação foi feita ontem pelo vice-presidente da República, José Alencar, a jornalistas, após participar de evento para comemorar os 40 anos da revista Veja.

De acordo com Alencar, é preciso valorizar a Petrobrás, que foi fundada em 1953 e tem um conhecimento muito grande do tema. ¿A Petrobrás alcançou um patamar de conhecimento tecnológico que é de fazer inveja no mundo inteiro, principalmente na exploração de óleo em águas profundas¿, destacou o vice-presidente.

Alencar evitou dizer se é contra ou a favor da criação de uma nova estatal para administrar os recursos provenientes da exploração do petróleo abaixo da camada de sal. ¿A forma que se vai explorar é muito simples: seguindo a orientação da Petrobrás¿, afirmou.

De acordo com o vice-presidente, até o fim deste mês o grupo interministerial de trabalho que analisa as mudanças nas regras de exploração do pré-sal apresentará a ¿idéia¿ que está sendo formada.