Título: Lula reúne candidatos petistas no ABC em almoço no sábado
Autor: Alessi, Joaquim
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/10/2008, Nacional, p. A8

Presidente decidiu estender convite a Marta Suplicy, que tem colado imagem à da maior estrela do PT

Joaquim Alessi

O almoço que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu organizar no sábado, véspera da eleição, será ampliado. Além dos candidatos petistas nas sete cidades do região do ABC, foram convidados concorrentes do PT de outros municípios da região metropolitana, como Marta Suplicy, que disputa a Prefeitura de São Paulo, além de postulantes de Guarulhos e Osasco, entre outros.

O almoço deve ser uma grande confraternização do PT em São Bernardo do Campo, cidade que é tida como berço do partido e terra do presidente Lula.

E é justamente em São Bernardo onde o clima continua quente. Um dia depois de o juiz da 296ª Zona Eleitoral do município, Wagner Roby Gidar, pedir uma campanha com mais propostas e menos baixarias aos presidentes do PSDB, PT e PPS nesta semana que antecede o primeiro turno das eleições municipais, tucanos e petistas aumentaram a troca de acusações e registros de boletins de ocorrência policial.

No começo da semana, assessores do candidato Orlando Morando (PSDB) divulgaram boletim de ocorrência registrado pelo aposentado Adevaldo Laranjeira Mota, durante caminhada em 24 de setembro, na Rua das Oliveiras, Vila Jerusalém.

Segundo consta do B.O. nº 5.659/2008, assinado pelo delegado Renato Topan, o candidato do PT, o ex-ministro Luiz Marinho, não gostou de críticas ao seu trabalho no governo Lula e se portou de maneira agressiva com o interlocutor. A assessoria de Marinho nega sua participação no episódio e assegura que apenas houve bate-boca entre cabos eleitorais.

Também no começo da semana foi registrado outro boletim de ocorrência, de nº 12052/2008, assinado pelo delegado Marco Aurélio F. Batista, no qual três mulheres que distribuíam material da campanha de Morando alegam ter sido abordadas por três homens que disseram ser policiais e que iriam apreender os papéis, que eram ilegais. Como elas se recusaram, seguiu-se discussão e uma delas teria levado um tapa no rosto. Elas afirmam no B.O. que os três homens entraram em seguida no comitê de Marinho.

Mas os petistas também têm suas reclamações. Segundo a assessoria de Marinho, no final de semana foram postados envelopes nos Correios, em Diadema, e enviados para moradores de São Bernardo com um panfleto apócrifo em que o deputado federal Frank Aguiar (PTB), candidato a vice na chapa do petista, é acusado de bater em mulher.

No campo do remetente aparece o nome do próprio cantor de forró, com seu endereço em um luxuoso condomínio fechado da cidade.

No último episódio da troca de acusações, ocorrido no começo da semana, a assessoria do ex-prefeito Maurício Soares (que voltou ao PT recentemente, depois de 15 anos de rompimento) disse que ele e sua equipe sofreram agressões verbais ¿da equipe de Orlando Morando e do candidato a vereador Ademir Silvestre, que dividiam o mesmo espaço, durante corpo-a-corpo no Jardim Thelma¿. Os citados negam.