Título: Presidente do STF deixa acusados de suborno na cadeia
Autor: Recondo, Felipe
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/07/2008, Nacional, p. A8

Braz e Chicaroni são os únicos alvos da Satiagraha ainda presos; Mendes soltou os outros investigados

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, manteve presos Humberto José da Rocha Braz e Hugo Sérgio Chicaroni. Eles foram detidos pela Polícia Federal na Operação Satiagraha, acusados de tentar subornar um delegado da PF para que o banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity, fosse poupado na investigação.

Braz e Chicaroni são os únicos investigados que permanecerão presos, uma semana depois de deflagrada a operação pela PF. Os outros investigados, inclusive Dantas, foram liberados por decisões de Gilmar Mendes.

Os dois presos argumentavam, no pedido de extensão do habeas corpus que beneficiou os demais presos, que Dantas foi liberado mesmo tendo a prisão preventiva decretada por supostamente ter ordenado o suborno.

Na decisão, o presidente do Supremo alegou que Braz e Chicaroni não estavam na mesma situação de Dantas. "A prisão preventiva de Humberto José Da Rocha Braz e de Hugo Sérgio Chicaroni tem como base investigações e procedimento de ação controlada que sugerem, em tese, a participação direta e imediata em atos voltados a obstruir o desenvolvimento da investigação criminal", disse Gilmar Mendes na decisão.

Se havia provas concretas da participação dos dois na tentativa de suborno, o ministro afirmou não existirem dados suficientes para responsabilizar o banqueiro.

"O afastamento da prisão preventiva do paciente (Daniel Dantas) foi decidido, fundamentalmente, ante a inexistência de elementos que permitissem associá-lo como partícipe nos atos supostamente praticados por Humberto José da Rocha Braz e Hugo Sérgio Chicaroni", concluiu o ministro.

Uma nova tentativa de liberdade dos dois deve ser endereçada agora ao Tribunal Regional Federal. Caso tenham o pedido negado, poderão recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

-------------------------------------------------------------------------------- adicion