Título: Apesar de avanços, diálogo é suspenso até terça
Autor: Costas, Ruth
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/10/2009, Internacional, p. A14

A negociação de Guayamuras, como foi batizado o diálogo oficial entre representantes do governo de facto de Roberto Micheletti e do presidente deposto Manuel Zelaya, foi suspensa até pelo menos terça-feira. Um dos negociadores de Zelaya disse ao "Estado" que a interrupção faz parte da estratégia de Micheletti de "ganhar tempo" até as eleições presidenciais, marcadas para 29 de novembro. No entanto, Vilma Morales, da comissão do governo de facto, garantiu que serão mantidas nos próximos dias conversas separadas entre os dois campos.

Na sexta-feira, Vilma anunciou que o diálogo sobre o acordo de San José, proposto inicialmente pelo presidente da Costa Rica. Oscar Arias, havia avançado "em cerca de 60%". Zelaystas reconheceram o avanço, mas afirmam que as negociações sobre a restituição do líder deposto e a anistia geral - dois pontos fundamentais de um eventual acordo - continuam travadas.

Mayra Mejía, ministra do Trabalho do governo deposto, voltou a afirmar que a data-limite para um consenso é quinta-feira. Segundo ela, se o prazo não for respeitado, as eleições de novembro não serão possíveis e não terão legitimidade.

ROBERTO SIMON, DE TEGUCIGALPA, HONDURAS