Título: OAB anula segunda fase de exame
Autor: Gonçalves, Alexandre
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/03/2010, Vida&, p. A17

Nova avaliação será aplicada no dia 11 de abril; entidade ainda procura responsáveis por vazamento de questões

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) anulou ontem, para todo o País, as provas da segunda fase do Exame de Ordem, aplicadas no dia 28 de fevereiro. Um novo exame será realizado no dia 11 de abril.

A correção da prova já havia sido suspensa na semana passada, após a constatação de vazamento de uma das provas práticas. Um candidato que fazia a prova em Osasco (SP) foi flagrado com um papel que continha cinco respostas de questões de Direito Penal, antes mesmo da distribuição das provas.

Faltava a decisão de anular ou não o exame por completo. Apesar do vazamento ter ocorrido na prova prática de Direito Penal, a OAB decidiu ontem exigir que os 18,5 mil candidatos, de todas as especialidades, refizessem o exame.

"Quem garante que não houve vazamento na prova das demais áreas?", argumentou o presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante. Ele disse que a decisão foi tomada para preservar a credibilidade do exame, da OAB e dos candidatos, já que uma prova sob suspeita poderia ser questionada e até anulada por ações judiciais.

Vinícius Martins, de 25 anos, fez o exame pela segunda vez. Ele pretende ingressar na área trabalhista. "Pelo gabarito dos cursinhos, tinha acertado tudo", disse o candidato. "É muito frustrante." Ele acha que não seria necessário cancelar a prova, "ao menos até a Polícia Federal comprovar que a fraude não foi só um caso isolado".

Segundo Cavalcante, uma sindicância na Seccional da OAB de São Paulo descartou "qualquer tipo de envolvimento da entidade" no vazamento. A Cespe/UnB, responsável pela aplicação do exame, também realiza uma sindicância a pedido da OAB. A Polícia Federal conduz a investigação criminal.