Título: Mercosul aprova Código Aduaneiro e elimina bitributação
Autor: Guimarães, Marina
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/08/2010, Economia, p. B9

BUENOS AIRES - O Mercosul aprovou hoje o Código Aduaneiro, que elimina uma das maiores distorções do bloco econômico: a dupla cobrança da Tarifa Externa Comum (TEC) que incide sobre os produtos de terceiros países que circulam internamente. O anúncio foi feito pela presidente da Argentina, Cristina Kirchner, na cidade argentina de San Juan, onde se realizou a cúpula dos presidentes do Mercosul. "Dou os parabéns ao Uruguai, Brasil, Paraguai e a nós, argentinos, já que fizemos um grande esforço para chegar a este acordo, ao qual poucos acreditavam que poderíamos alcançar", disse ela.

Há seis anos o texto do código estava em negociação entre os sócios, mas sofria uma dura resistência do Paraguai porque cerca de 20% de sua arrecadação de tributos é gerada pelas tarifas de importação. Atualmente, as mercadorias de origem de fora do Mercosul pagam a TEC para entrar em qualquer um dos mercados dos quatro sócios, e se for "reexportada" acaba pagando a taxa novamente. Com o acordo, as mercadorias que entram na região vão pagar os encargos aduaneiros uma única vez e poderão circular livremente pelos países sócios do Mercosul.

O texto ressalva, no entanto, que a não-incidência da alíquota em caso de "reexportação" do produto só vale se não houver nenhuma complementação industrial ou agregação de valor. O acordo prevê três fases para a eliminação da dupla cobrança da TEC: a primeira, que tem início em janeiro de 2012, atinge todos os produtos acabados, como os automóveis ou computadores. A segunda fase começa a partir de 2014, quando o acordo se estenderá aos produtos com tarifa de 2% e de 4%. A última etapa será implementada em 2019 e atingirá todas as mercadorias.

A dupla tributação da Tarifa Externa Comum (TEC) era considerada um dos entraves para que o Mercosul funcione como uma união aduaneira nos moldes da União Europeia. Os negociadores da Argentina e do Brasil argumentam que a eliminação da bitributação ajuda a acabar com as assimetrias porque haverá uma redistribuição dos tributos arrecadados.