Título: O Brasil não precisa desse controle cambial doido
Autor: Fernandes, Adriana ; Graner, Fabio
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/01/2011, Economia, p. B5

Durante a crise de 2009, investidor tirou todo dinheiro dos emergentes, com exceção da China, [br]mas incluindo o Brasil

Jim Rogers, investidor americano

Depois de ter passado os últimos 40 anos investindo no Brasil, o americano Jim Rogers disse que já não tem dinheiro no País há alguns anos e não pretende voltar. Um dos motivos seriam as intervenções do governo no câmbio. "Fico com medo de ver o controle no câmbio de volta e não sei se este governo será sólido ou não", disse Rogers, por telefone, à Agência Estado. "O Brasil é um país forte agora. Não precisa desse controle cambial doido."

Rogers, um entusiasta das commodities, ganhou fama por ter fundado, com George Soros, o fundo de investimentos Quantum Fund, nos anos 70.

Durante a crise, em 2009, Rogers disse à AE que havia alguns anos tinha tirado seu dinheiro de todos os emergentes, com exceção da China, e que poderia voltar a investir no Brasil assim que a crise passasse. A crise passou, o Brasil vai bem, mas Rogers não pensa em colocar dinheiro no País por enquanto e prefere continuar investindo na Ásia. A seguir, os principais trechos da entrevista.

Quais commodities devem ser as melhores apostas da década?

Todas deverão ter desempenho bom porque há pouca oferta. Commodities como ouro, prata e açúcar, que têm subido muito recentemente, podem precisar de um descanso.

Qual o cenário para o Brasil?

Como o Brasil é um país produtor de commodities, deve continuar se saindo muito melhor do que a maioria. A menos que o governo estrague tudo. No momento, o governo está tentando manipular o câmbio, o que nunca é bom. Mas, a menos que faça tudo muito errado, o Brasil deve se sair bem.

O que deve ser feito para não pegar o caminho errado?

Olha, se estivesse no Brasil eu eliminaria qualquer controle cambial. O governo no Brasil está fazendo o mesmo que já foi feito antes. Investi no Brasil nos últimos 40 anos e sempre vejo o governo tentando manipular o câmbio. O melhor que o Brasil poderia fazer seria deixar o câmbio sossegado e deixar o mercado livre, sem tentar nenhum tipo de controle.

A Ásia, para o sr., continua sendo o lugar mais promissor para investir?

Eu prefiro investir na Ásia do que na Europa ou nos Estados Unidos. A Ásia tem as maiores nações credoras do mundo. Se as coisas melhorarem, a Ásia será o melhor lugar para investir; se as coisas piorarem, não ficarão tão ruins para a Ásia como para o resto do mundo.

E a situação no mundo?

A situação como um todo está ficando pior. Da próxima vez que tivermos uma desaceleração, será ainda pior do que a última porque as dívidas estão se empilhando, a inflação está aumentando, o dinheiro impresso está se acumulando. Estamos entrando num cenário pior.