Título: Governo desconhece causas do apagão
Autor: Simão, Edna ; Mendes, Karla
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/02/2011, Economia, p. B4

Ministério de Minas e Energia diz que a manutenção estava rigorosamente em dia

O governo ainda não sabe o que provocou a falha do cartão de proteção da subestação de Luiz Gonzaga, em Pernambuco, nem fixou prazo para a divulgação dessas informações. O apagão deixou no escuro 46 milhões de consumidores do Nordeste na sexta-feira. O secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, ressaltou, porém, que o problema não foi provocado por falta de manutenção do equipamento.

"Efetivamente, houve um defeito na proteção, mas a manutenção deste cartão estava rigorosamente em dia; temos documentos da empresa (Chesf) que comprovam isso", disse Zimmermann. A última manutenção do cartão de proteção foi feita em outubro de 2010. Nesse tipo de equipamento, a manutenção preventiva é feita a cada quatro anos, em média, segundo o secretário.

Zimmermann explicou que a falha do cartão induziu à falha dos disjuntores, por meio da emissão de um sinal errado, que provocou o desligamento do sistema. "Tem um cartão que falhou e provocou uma série de desligamentos em cascata." Ele descartou, porém, que o apagão tenha ocorrido em função de sobrecarga no sistema.

Para apurar as causas do blecaute, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, determinou, na última sexta-feira, que técnicos do ministério fossem para a região afetada. Paralelamente, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) está elaborando um relatório de análise de perturbação. "Quanto à origem, foi o problema do cartão. Agora vamos analisar a sequência dos desligamentos e o prazo de restabelecimento (do sistema na região afetada)." Não há previsão, porém, de quando esse relatório será divulgado.

Foi convocada reunião extraordinária do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), ontem em Brasília, para discutir as causas do apagão. Até o fechamento desta edição, a reunião ainda não havia terminado. O assunto também estava sendo analisado simultaneamente em uma reunião técnica no Rio de Janeiro.

Eletrobras. Em meio à disputa acirrada entre PT e PMDB para ocupar os cargos de direção das estatais do setor elétrico, Lobão, anunciou ontem o nome do novo presidente da Eletrobras: o engenheiro José da Costa Carvalho Neto.

Segundo o ministro, Carvalho Neto foi convidado por ele e pela presidente Dilma Rousseff e deverá assumir o comando da estatal dentro de 15 dias. O novo dirigente da Eletrobras é engenheiro eletricista e ex-presidente e diretor da Cemig. "É um nome com muita expressão no setor e que terá a incumbência de continuar a obra que vem sendo feita pela Eletrobras", afirmou Lobão.

Questionado sobre especulações de que o atual presidente da Eletrobras, José Antonio Muniz Lopes, irá para o comando da Eletronorte, Lobão afirmou que essa possibilidade está sendo avaliada. "Agora vamos cuidar da Eletronorte, assim como da Chesf e da Eletrosul", disse o ministro, sobre as empresas do Sistema Eletrobras.