Título: TPI promete investigar 15 líderes líbios por ataques contra civis
Autor: Marin, Denise Chrispim
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/03/2011, internacional, p. A10

Segundo promotor de tribunal, autoridades serão processadas por disparos e bombardeios contra a população

O Tribunal Penal Internacional (TPI) vai investigar até 15 líderes da Líbia por ataques com metralhadoras e bombardeios contra civis, afirmou o promotor-chefe do organismo, Luis Moreno-Ocampo, em entrevista publicada ontem no jornal El País.

Moreno-Ocampo afirmou ao diário que serão investigados supostos "crimes contra a humanidade". "Nós estamos falando de cerca de 10 a 15 pessoas", afirmou o promotor ao jornal.

"Nós temos uma ideia muito clara da estrutura de comando formal e informal na Líbia", disse. "Na Líbia parece ter havido disparos de metralhadoras ou bombardeios contra civis em praças públicas", acrescentou. "Há ataques massivos contra a população civil. Esses atos são muito sérios, há centenas ou milhares de mortos", afirmou o promotor, falando por telefone de Haia, na Holanda.

Durante uma entrevista coletiva ontem, o promotor do TPI disse que foram identificados indivíduos com poder de facto ou formal no país que possuem autoridade sobre as forças de segurança. Os protestos na Líbia ocorrem desde 15 de fevereiro e as autoridades do país lançaram uma dura repressão aos manifestantes.

Segundo Moreno-Ocampo, os investigados são "Muamar Kadafi e seu círculo próximo, incluindo alguns de seus filhos". O promotor também citou o chefe da segurança pessoal de Kadafi e o chefe das forças de segurança externas.

Estima-se que mais de 140 mil pessoas fugiram da Líbia para escapar à repressão dos partidários de Kadafi, que já deixou mais de mil mortos, segundo a ONU.

Atentado. Na terça-feira, o governo americano anunciou que investigará a denúncia de que Kadafi teria ordenado o ataque de Lockerbie, atentado que derrubou um avião da companhia aérea Pan Am e matou 259 pessoas na Escócia, em 1988.

Em 2003, o governo líbio afirmou que aceitava a responsabilidade de seus funcionários pela explosão. Outros 11 habitantes de Lockerbie morreram por causa da queda da aeronave.

Kadafi nunca foi responsabilizado pelo atentado. "Continuaremos investigando", declarou a secretária de Estado americana, Hillary Clinton. "Afirmações de ex-integrantes do governo líbio sinalizam a Kadafi, deixando claro que a ordem (para o ato terrorista) veio de cima. Creio que precisamos nos mover com rapidez", disse Hillary.

O ex-ministro da Justiça do regime de Kadafi Mustafa Mohamed Abud al-Jeleil, autodeclarado líder da oposição líbia, afirmou no dia 23 de fevereiro que o líder do país ordenou o atentado. O líbio Abdel Basset al-Megrahi foi condenado à prisão perpétua em 2001pela Justiça escocesa. Mas ele deixou a prisão em 2009, depois que uma doença terminal foi diagnosticada nele.

Al-Megrahi voltou à Líbia e ainda está vivo. Um funcionário do FBI afirmou que ele e outro líbio relacionado ao ataque ainda são investigados.