Título: Terremoto e tsunami arrasam nordeste do Japão
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/03/2011, Internacional, p. A19

Terremoto e tsunami arrasam nordeste do Japão Número oficial de desaparecidos passa de 700 e cifra de mortos deve ultrapassar 1.000 - Onda [br]de 10 metros de altura arrastou carros, barcos e edifícios - Reator nuclear sofre avarias

- O Estado de S.Paulo

O tsunami provocado pelo maior terremoto da história do Japão varreu ontem a costa nordeste do país e arrastou pessoas, carros, barcos e edifícios. Ontem à noite, o número oficial de mortos era de 436 - havia 725 desaparecidos. Localizada 370 km ao sul, Tóquio também sentiu os efeitos do tremor de 8,9 graus na escala Richter. Os sistemas de transporte e telefonia celular foram comprometidos e vários aeroportos fecharam.

Milhões de japoneses ficaram sem energia elétrica e o governo teve de emitir um alerta de "emergência nuclear" em razão de avarias no reator de uma das maiores usinas atômicas do mundo.

O tremor foi sentido numa extensão de 12,1 mil quilômetros ao longo da costa leste, mas o lugar mais castigado foi Sendai, de 1 milhão de habitantes, onde 300 corpos foram encontrados na praia, segundo relato de agências de notícias japonesas. A agência de notícias Kyodo disse que um navio que carregava 100 pessoas foi levado pelo tsunami.

Ondas de até 10 metros de altura se formaram depois do terremoto, que ocorreu às 14h46, horário local (2h46 em Brasília), a 130 quilômetros da costa japonesa. O epicentro estava a uma profundidade de apenas 24 metros, o que aumentou o poder de destruição do tsunami. Vinte países do Pacífico declararam alertas para tsunami, mas os primeiros relatos da progressão do fenômeno indicavam redução do tamanho das ondas e da violência da água.