Título: Brasil cai para 5º lugar no ranking dos carros
Autor: Silva, Cleide
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/03/2011, Negócios, p. B13

Em 2010, o Brasil havia se tornado o 4º maior mercado de veículos do mundo, mas no início de 2011 o País foi ultrapassado pela Índia

O Brasil, que pela primeira vez ocupou o posto de quarto maior mercado mundial de automóveis, em 2010, não conseguiu sustentar a posição. No primeiro bimestre, o País voltou ao quinto lugar, atrás da Índia. Na visão de analistas, porém, é provável que o posto seja recuperado a partir deste mês, quando forem contabilizadas as vendas do primeiro trimestre.

Nos dois primeiros meses, foram vendidos no Brasil 519 mil veículos, 19,5% a mais que em igual período do ano passado. Já a Índia vendeu 594 mil unidades, com alta de 20,4% na comparação com igual período de 2009.

Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), no ano passado a Índia também estava em quarto lugar no ranking no primeiro bimestre, mas a partir de março foi ultrapassada pelo Brasil e, depois pela Alemanha, fechando o ano na sexta posição.

Em janeiro, o Brasil já estava atrás da Índia. Na soma do bimestre, a China segue como líder, com vendas de 3,1 milhões de veículos, 9,7% a mais do que no mesmo período de 2010.

"O ano de 2011 começou com o bloco Bric confirmando sua força e o crescimento sustentável", afirma Luiz Carlos Augusto, diretor superintendente da consultoria Jato Dynamics do Brasil.

Os Estados Unidos também seguem em segundo lugar, com vendas de 1,8 milhão de veículos leves (22,5% a mais que no ano passado) e o Japão manteve-se na terceira colocação, com 707 mil unidades, queda de 14,3% ante os resultados dos dois primeiros meses de 2010.

Negativo. Entre os sete maiores mercados mundiais, o Japão foi o único com demanda negativa na comparação com o ano passado. A queda pode se intensificar nos próximos meses. Segundo João Carlos Rodrigues, diretor da Jato, há uma grande expectativa quanto aos recentes acontecimentos no país, pois as montadoras locais suspenderam a produção temporariamente por causa do terremoto e do tsunami da última sexta-feira.

Já na Alemanha foram vendidos 481 mil veículos (alta de 17,8% na comparação com o primeiro bimestre do ano passado) e na França, 466 mil (crescimento de 11,1%).

A Anfavea prevê vendas totais de quase 3,7 milhões de veículos até o fim do ano no mercado brasileiro, o que representará crescimento de 5% em relação ao ano passado e um novo recorde para a indústria brasileira.

Pelos dados da Jato, que se restringem ao mês de janeiro, a Volkswagen foi a líder de vendas mundiais naquele mês, com o maior índice de aumento entre as dez maiores marcas, de 29,8% na comparação com igual mês de 2010.

A marca alemã vendeu 417,5 mil veículos, ante 394,3 mil da Toyota. A fabricante japonesa, líder no ano passado, teve aumento tímido de 0,5% em relação a janeiro do ano passado.

Em terceiro lugar em janeiro ficou a Ford, com 324,2 mil unidades (14% a mais que um ano atrás) e em quarto a General Motors, com 300,6 mil veículos (crescimento de 16,2%).

Com 133,6 mil veículos, a Fiat aparece em 10.º lugar, sendo a única entre as principais marcas com queda nas vendas, de 6,9% em relação a igual período do ano anterior.