Título: País defende debate sobre o câmbio na OMC
Autor: Jamil Chade,
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/05/2011, Economia, p. B10

A proposta do Brasil de tratar da guerra das moedas no âmbito internacional passará hoje por seu primeiro teste real. O governo apresentará na Organização Mundial do Comércio (OMC) a proposta para que se debata o impacto do câmbio no comércio, alegando que não há um palco no mundo para que países possam tratar dos efeitos de variações cambiais.

A avaliação do Itamaraty é de que há um vácuo e que nenhuma organização está de fato lidando com esses problemas. Mas encontrará resistências e uma atuação real da OMC sobre o assunto corre o risco de ficar para 2012.

A iniciativa foi do ministro da Fazenda, Guido Mantega, que declarou que existiria uma guerra das moedas e que o Brasil, com o real valorizado, estaria sendo prejudicado em suas exportações. Nas últimas semanas, o Brasil fez um lobby em várias capitais do mundo para reunir apoio. Os países do Mercosul, por exemplo, darão seu aval para o projeto.

Mas, por enquanto, existem vários países que continuam a mostrar hesitação em trazer o tema para a OMC.

O Brasil não espera que a proposta seja aprovada imediatamente, mas tentará pelo menos fazer com que algumas ideias sejam implementadas. Governos como os da China, Estados Unidos e Europa já revelaram que não gostariam de lidar com esse assunto na OMC.