Título: Empresários esperam regras mais claras
Autor: Gonçalves, Glauber
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/06/2011, Economia, p. B7

A decisão do governo de privatizar os aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília ainda não entusiasmou os empresários. Eles aguardam a definição das regras do leilão e, principalmente, sobre qual será o papel da Infraero nas Sociedades de Propósito Específico que administrarão os aeroportos. A estatal será sócia minoritária em todas elas, mas não está definido, por exemplo, se terá ou não poder de veto.

"A empresa privada só investe quando tiver segurança do retorno", disse o presidente do conselho temático de infraestrutura da Confederação Nacional da Indústria (CNI), José Mascarenhas, que é também presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia. "Precisamos de marcos legais claros para não haver mudanças no caminho."

Mascarenhas e os presidentes de mais 24 federações estaduais reuniram-se com o presidente da Infraero, Gustavo do Vale, para discutir a situação dos aeroportos. Também participaram entidades representativas das empreiteiras, dos grandes consumidores de energia elétrica e do setor siderúrgico.

Os trabalhos para definir as regras do jogo, porém, só começaram na semana passada, segundo informou Vale. A previsão é que a proposta só esteja pronta em dezembro. Ele admitiu que não está definido se a Infraero terá poder de veto ou não. Tampouco há previsão sobre o que ocorrerá com as tarifas aeroportuárias, que seguirão tendo um teto fixado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).