Título: Mercado prevê PIB abaixo de 4% pela primeira vez
Autor: Graner, Fabio
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/06/2011, Economia, p. B4

Expectativa dos analistas ouvidos pela pesquisa Focus do BC é de um crescimento econômico de 3,96% este ano; já o IPCA para 2012 ficou em 5,13%

Pela primeira vez, o mercado financeiro pôs abaixo de 4% a projeção média de crescimento da economia brasileira para 2011. Depois do último indicador de produção industrial, mostrando queda maior que a esperada em abril, os analistas ajustaram suas estimativas para a expansão da indústria. Com isso, a expectativa é de que a economia como um todo cresça 3,96% este ano.

Ao mesmo tempo, houve um ajuste para cima na expectativa do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2012, que ficou em 5,13%, ainda mais distante do centro da meta de 4,5%.

O quadro evidenciado na pesquisa Focus desta semana não é agradável. O Banco Central já disse que pretende colocar a inflação no centro da meta em 2012. A alta na projeção do mercado mostra que os analistas ainda não compraram o discurso do BC e desconfiam que a autoridade monetária não vai conseguir entregar o prometido.

Por outro lado, enquanto o mercado desconfia do sucesso da política anti-inflacionária, a expectativa de crescimento da economia fica mais pessimista, o que em tese desagrada aos setores que se denominam mais desenvolvimentistas no governo. Embora já haja quem admita nos bastidores que a taxa de expansão do PIB brasileiro deve ficar entre 3,5% e 4% este ano, o Ministério da Fazenda trabalha com uma projeção (que na prática é uma meta) de 4,5% para 2011 e realmente não gostaria de ver o País crescendo abaixo dos 4% previstos pelo BC. Além disso, a pesquisa Focus mostra o mercado esperando o PIB em 4,1% para 2012, o que está bem abaixo dos 5% sonhados pela Fazenda.

O quadro de desaceleração mais intensa do que se antecipava na economia pode trazer de volta o chamado "fogo amigo" do governo contra o BC. Por outro lado, a piora na expectativa de inflação para 2012 pode forçar a autoridade monetária a apertar mais os juros, piorando a perspectiva de crescimento.

O economista da Tendências Consultoria Silvio Campos Neto avalia que a alta na projeção do IPCA para 2012 é ruim. "As expectativas não estão reagindo na direção da meta, o que mostra que o BC precisa reagir e apertar mais a política monetária." Em relação ao crescimento, Campos Neto considera que uma taxa em torno de 3,9% neste ano não pode ser considerada ruim.