Título: ONG acusa governo brasileiro de impor lista de exigências
Autor: Chacra, Gustavo ; Mendes, Vannildo
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/08/2011, Internacional, p. A9

Site independente teria publicado reivindicações; Itamaraty confirma apenas parte delas

A Human Rights Watch (HRW) reclamou ontem de uma suposta "lista de exigências" que diplomatas brasileiros teriam apresentado à delegação britânica na ONU para apoiar uma medida do Conselho de Segurança contra a Síria. Grã-Bretanha e Brasil estão centralizando as negociações em Nova York - a primeira, como representante dos europeus e dos EUA; o segundo, como porta-voz dos emergentes. Um site americano de jornalismo independente publicou a íntegra das reivindicações atribuídas ao Brasil. O Itamaraty, porém, confirma apenas parte delas.

Segundo Peggy Hicks, da HRW, diplomatas brasileiros exigem que um eventual texto do conselho condene não só a violência do regime contra civis, mas também "a hostilidade contra forças de segurança". "O Brasil está pedindo para colocar no mesmo nível massacres como o de domingo e ataques esporádicos a soldados", disse Peggy ao Estado. Outro ponto polêmico da suposta "lista brasileira" seria o pedido para que a própria Síria - que em abril rejeitou uma missão de investigação da ONU - apure a violência.

O Itamaraty confirmou que exige uma condenação a "todas" as formas de violência, mas negou que tenha solicitado uma investigação síria.