Título: Heliportos poderão ter exploração comercial
Autor: Gonçalves, Glauber
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/08/2011, Negócios, p. B16

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vai autorizar a exploração comercial de heliportos à iniciativa privada. Hoje, ainda não existe uma norma para esse tipo de atividade. Os detentores de helipontos, por exemplo, só podem utilizá-los para o recebimento de aeronaves próprias, não sendo permitida a locação para o uso de terceiros.

O Estado de São Paulo tem hoje 494 helipontos, dos quais 210 na capital. Do total, apenas três são de uso público, apontam dados da Anac. Os demais são privados. Apesar da restrição à exploração comercial dessas estruturas, muitos proprietários as alugam, o que é ilegal.

"O número de helicópteros em São Paulo já ultrapassou o de Nova York, então é preciso um sistema de exploração comercial para dar vazão a isso", afirmou o assessor técnico da diretoria da Anac Dorieldo Luiz dos Prazeres.

Antes de ser aprovada, a norma deve passar por audiência pública. A intenção da agência reguladora é que essas autorizações tenham duração de 25 anos, podendo ser prorrogadas.