Título: Um zagueiro na defesa de mais verba
Autor: Domingos, João
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/09/2011, Nacional, p. A4

O papel exercido por Alexandre Padilha na discussão da regulamentação da Emenda 29 está muito mais para "zagueiro" do Planalto que para ministro da Saúde. Ao contrário de antecessores, o ministro não assumiu a liderança no debate que afeta diretamente a pasta que comanda.

Ele prefere o discurso alinhado com governo e com PT: reclama a necessidade da criação de regras estáveis para financiamento da saúde, diz ser preciso aumentar os valores, mas esquiva-se até mesmo de falar quanto seria preciso.

No domingo, durante o 4.° Congresso do PT, ele garantiu que o governo já sabe quanto precisa para a área, mas afirmou não ser o momento de entrar nesse debate: "Vocês acham que vou falar isso na semana do Sete de Setembro? Vamos com calma", disse aos jornalistas.

Questionado anteontem se seria favorável à criação de um imposto específico para saúde, ele não esboçou reação. Apenas silenciou. Os sinais mais claros de simpatia foram a sugestão de elevar os tributos de cigarros e bebidas, além de um aumento da fatia do seguro obrigatório dos automóveis (DPVAT) para a saúde.

Essa defesa, porém, é sutil. Ele faz questão de ressaltar que a decisão está nas mãos de parlamentares e o quanto é importante a atuação dos governadores. Como demonstrou com o silêncio de anteontem, Padilha quer manter distância de qualquer associação com a defesa da criação de um imposto.

E, fazendo coro à presidente Dilma Rousseff, sustentou que o importante é que a nova fonte de recursos seja vinculada, sem riscos de ser desviada. Na semana passada, Dilma afirmou que a antipatia em torno da CPMF era provocada pelo fato de os recursos não serem totalmente destinados para a saúde, como previsto.

Em vez concentrar o discurso no aumento de recursos, Padilha prefere ampliar a discussão, por exemplo, em torno da responsabilidade sanitária, lei que, segundo ele, seria uma ferramenta importante para garantir o uso adequado dos recursos em saúde.

-------------------------------------------------------------------------------- Siga o @estadao no TwitterEstadão no Facebook+ brasil Defesa Civil de SC confirma terceira morte por ... Oito cidades já decretaram calamidade ...

-- Dez suspeito de furtos a caixas eletrônicos ... -- DEM é o último entrave à Comissão da ... -- Relator quer doação de estatal para ... -- Impasse da DRU pode engessar até R$ 45 bi de ... -- Três PMs, suspeitos do assassinato de ... -- Dilma: 'Não faço política de toma lá dá ... TV Estadão

Em Blumenau (SC), ruas ficaram totalmente alagadas

+ comentadas 01 Embaixador acredita em futura união de ... 02 Defesa de Genoino diz que Roberto Jefferson ... 03 Carta de embaixador dos EUA mostra ... 04 Reajustes na Câmara vão custar mais R$ 207 ... 05 'Não faço política do toma lá dá cá', ... 06 Dilma envia mensagem a Obama pelos 10 anos do ... 07 EUA vetarão reconhecimento do Estado ... 08 Promotoria vai investigar denúncia do ... 09 Lei de licitação para Copa e Olimpíada é ... 10 Brasil cai 20 posições em ranking de ... Especiais TRAVESSIA Viagem de 96 horas liga São Paulo ao PacíficoPopulação Os novos movimentos de migração no BrasilAcidente Aéreo MPF denuncia 3 por tragédia da TAM Público x Privado Os detalhes do esquemaClassificados de Imóveis Carros | Empregos | Mix