Título: Lupi fica, mas PDT deve perder pasta na reforma
Autor: Lopes, Eugênia
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/11/2011, Nacional, p. A8

Ministro, acuado por suspeitas de irregularidades, foi garantido no cargo pelo Planalto, que em 2012 pretende desalojar o PDT do comando do Trabalho

Passadas três semanas do início da crise no Ministério do Trabalho, cresceram as chances de o PDT perder a pasta na reforma ministerial programada pela presidente Dilma Rousseff para o primeiro bimestre de 2012.

O partido não recebeu nenhuma garantia do Palácio do Planalto de que manterá a pasta comandada por Carlos Lupi, mesmo que vingue a ideia do presidente da Força Sindical, deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), de afastamento do ministro Carlos Lupi e de sua substituição por um outro pedetista.

A estratégia montada por Paulinho e seu grupo de dar um "aviso prévio" para saída de Lupi e pôr em seu lugar um aliado contraria o Planalto. Não foi à toa que o ministro-chefe da Casa Civil, Gilberto Carvalho, mandou ontem um recado claro ao PDT ao afirmar que o regime é presidencialista e "Lupi continua ministro e a vida segue para nós".

"Primeiro, não estamos num parlamentarismo. Segundo, não há manifestação formal do PDT de se retirar da base aliada. Pelo contrário, há uma reafirmação e a atitude deles é muito nobre de reafirmar o apoio ao governo", disse Gilberto Carvalho.

O temor do PDT é que na reforma ministerial perca o Trabalho para o PT, que reivindica a pasta que ocupou até 2007. Na dança das cadeiras a ser promovida por Dilma, a tendência é os pedetistas ficarem com outro ministério. Diante dessa constatação, o líder do partido na Câmara, Giovanni Queiróz (PA), começou a defender que o PDT ganhe uma pasta como maior "capilaridade", como Cidades ou Desenvolvimento Social.

Os planos da presidente Dilma seriam, no entanto, bem diferentes das pretensões da bancada da Câmara. O escolhido para representar o PDT no novo Ministério seria o ex-senador Osmar Dias (PDT-PR). É a forma em estudo para compensá-lo pelo abandono de sua candidatura à reeleição ao Senado, no ano passado, só para dar palanque para a campanha presidencial de Dilma no Paraná, pois ele aceitou disputar o governo.

Diante do enquadramento do Palácio do Planalto, a cúpula do PDT tentou minimizar a tentativa de aviso prévio à Lupi engendrada em reunião da legenda na noite de anteontem. "Pelo partido, esse assunto todo está encerrado. Cabe à presidente Dilma avaliar a permanência dele", afirmou o secretário-geral do PDT, Manoel Dias. Ao mesmo tempo, históricos do PDT começaram a recolher assinaturas para forçar a autoconvocação do Diretório Nacional. Essa reunião deveria ter ocorrido há duas semanas, mas foi abortada por Lupi.

Cronologia

O ministro e as suspeitas

05 de novembro

O ministro Carlos Lupi afasta servidor após denúncias da revista Veja de que funcionários do Ministério do Trabalho estavam envolvidos num esquema de cobrança de propinas de ONGs que revertia recursos para o PDT.

08 de novembro

Exaltado, Lupi diz que só sai do cargo “abatido à bala”

10 de novembro

Em depoimento à Câmara, Lupi pede desculpa pelas declarações. “Dilma, desculpa se fui agressivo. Eu te amo”.

12 de novembro

Veja revela que, em 2009, Lupi voou em avião junto com o dono da ONG Pró-Cerrado, Adair Meira. Em nota, a pasta diz que despesas foram pagas pelo diretório regional do PDT do Maranhão.

14 de novembro

Ao Estado, Adair confirma que viajou com Lupi, desmentindo a versão do ministro de que não conhecia o empresário. O site Grajaú de Fato divulga foto que mostra Lupi descendo do avião King Air

16 de novembro

O presidente do PDT do Maranhão, Igor Lago, nega que o partido tenha pagando o aluguel da aeronave. Lupi promete mostrar nota fiscal do fretamento do avião para esclarecer o caso.

17 de novembro

Lupi vai ao senado dar explicações, admite que conhecia Adair Meira e que viajou no avião ao lado do empresário. Membros do PDT começam a falar em saída de Lupi da pasta e do comando da sigla.

18 de novembro

Embora tenha ido ao Maranhão participar de eventos partidários, fica comprovado que Lupi recebeu diárias do ministério durante a viagem. Ministro diz que vai devolver o dinheiro, mas pede à CGU para analisar o caso.

22 de novembro

Em encontro, cúpula do PDT se une para defender permanência de Lupi na pasta

Ontem

Apesar de continuar no cargo, Lupi ainda não mostrou nota fiscal do aluguel do avião e CGU não se pronunciou sobre o caso das diárias.