Título: Garcia garante: BC vai baixar juro
Autor: Chade, Jamil
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/03/2012, Economia, p. B3

Assessor para assuntos externos antecipa Copom

O Banco Central (BC) vai anunciar nova queda da taxa básica de juros (Selic) na reunião desta semana do Comitê de Política Monetária (Copom). A garantia foi dada ontem, em Hannover, Alemanha, pelo secretário especial para Assuntos Internacionais da presidência da República, Marco Aurélio Garcia.

A declaração se deu logo na chegada da delegação do Brasil ao país europeu. A presidente Dilma Rousseff vai participar da Feira de Hannover, que, neste ano, presta homenagem ao País. "Vamos ter mais uma reunião do Copom, na qual vamos ter uma queda, moderada, mas vamos ter uma queda", disse, antecipando o BC. "Esse caminho já está definido, e com sucesso, porque não estamos tendo inflação."

Segundo ele, a queda do juro é mais uma ferramenta para ajudar o governo a enfrentar o que Dilma chamou de "tsunami", em referência às medidas dos bancos centrais de países ricos para conter a crise. "Precisamos eliminar os fatores de anomalia existentes hoje. São resultantes dos desequilíbrios externos", disse ele.

Marco Aurélio quebrou um protocolo segundo o qual nenhuma autoridade que não seja ligada ao BC deve se pronunciar sobre o Copom, sobretudo na semana em que se realiza a reunião (começa amanhã e termina na quarta-feira). Na Basileia, o presidente do BC, Alexandre Tombini, negou-se a falar com os jornalistas.

No mercado financeiro, uma nova redução da Selic, hoje em 10,50% ao ano, é dada como certa. A dúvida é sobre a magnitude do corte: 0,50 ou 0,75 ponto porcentual.